Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Serra e o aumento de homicídios

José Serra dá a furadíssima justificativa-padrão: o aumento da criminalidade foi causado pela crise econômica.
Em vez de investir a grana gasta em propaganda na nossa polícia,o gênio administrador do mais rico Estado do Brasil está preocupado em mudar o nome da Polícia Militar para Força Pública.
Os tolos detalhes de quanto irá custar a repintura dos carros, os novos uniformes para 100.000 policiais, não importam, pois quem paga a conta é sempre o eleitor, inclusive os que não votaram nele.
O termo "Polícia", seja em que idioma for, é facilmente reconhecível por qualquer estrangeiro: Police, em inglês e francês, Polizei, em alemão; Politi, em dinamarquês; Polizia, em italiano, e por aí vai.
Deriva do grego Polis (Cidade) + Civitas (Civil). Por isso, Polícia é sempre Civil, jamais militar. No caso do rio Grande do Sul, o nome é Brigada Militar. Não é polícia, mas ao menos não há contradição, são dois termos da caserna.
Deixe-se como está. Se um dia unificarem as polícias civil e militar, escolhe-se um nome adequado, como Polícia de São Paulo, simplesmente.
Claro, assim como a inundação da cidade, para seu afilhado político Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, as chuvas em excesso são a causa da inundação. Conclusão lógica: a culpa é de São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário