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Gas prices appear on the sign in front of the Speedway gas station in Cleveland Hts., Ohio, on Friday, Jan. 22, 2010.
Gasoline prices have declined every day for a week following a similar slide in crude prices this month.
Well, do you know how much is a liter of our filthy Petrobras gasoline here in Brazil, taxes included?
R$ 2.569 real, which is equivalent to about US$ 1.89.
Now, to make a fair comparison, consider a gallon equals 3.78 liters.Thus, a gallon in Brazil would cost US$ 7.50, round count.
But this is not the whole story: The monopoly state-controlled company had signed, back in 2002, a compromise to reduce suphur in its diesel sold in big cities from 500 ppm to 50 ppm; and from 2,000 ppm in other regions to 500 ppm, from 2009 on. As usual, the deal was not honoured.
The detail is that the resolution had been agreed in 2002, and now, postponed from 2009 to 2011, and gradually. In Europe, diesel has just 10 ppm of sulphur...
Now... our gasoline has 1,000 ppm of sulphur, (likely) to be reduce to 50ppm, God only knows when, actually.
O preço da gasolina e do diesel anunciados num posto de uma autovia em Cleveland Heights, Ohio, Estados Unidos, hoje, sexta-feira, 22 de janeiro de 2010.
Os preços da gasolina têm caído diariamente durante uma semana, em consequência de uma queda semelhante nos preços do óleo cru. Note o detalhe, caro leitor: os preços são por galão, que equivale a 3,785 litros.
Bem, sabe quanto custa a nossa gasolina imunda, fabricada pela estatal Petrobrás, impostos inclusos?R$ 2,569, que equivalem a cerca de US$ 1.89.
Agora, para fazer uma comparação honesta, é preciso cosiderar que lá o custo é por galão, e aqui, por litro. Assim, um galão sairia, aqui, US$ 7,50, em valores arredondados.
Mas isso não é tudo: A monopolística estatal assinara, em 2002, um compromisso de reduzir o teor de enxofre do diesel vendido nas grandes cidades de 500 ppm para 50 ppm; e de incríveis 2.000 ppm nas outras regiões para 500 ppm, a partir de 2009. Como de costume por aqui, o compromisso não foi cumprido. A redução de 500ppm para 50ppm (Na Europa o diesel já tem meros 10 ppm) ficou para 2011, gradualmente, ainda.
Agora... nossa gasolina tem inacreditáveis 1.000 ppm de enxofre, que (possivelmente) serão reduzidos a 50 ppm, Deus sabe quando. Aí, a prefeitura de São Paulo obriga os donos de veículos a submetê-los à inspeção anual de emissão de CO. Levei minha moto, semana passada, e fui reprovado: 9,3%, para um máximo de 7%. Hoje, sem nada modificar, levei-a novamente, e o teste deu 1%. Como a gasolina da Petrobrás, o controle de poluentes imposto pela prefeitura de São Paulo é uma porcaria.
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