OPERAÇÃO SANATÓRIO DA POLÍCIA FEDERAL REVELA FRAUDES MILIONÁRIAS CONTRA O INSS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES
A Polícia Federal em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, deflagrou quarta-feira, 9, a Operação Sanatório, cujos resultados apontaram a existência de um esquema voltado a desfalcar os cofres da Previdência Social nesta região. Até o momento, duas fraudes foram descobertas. Uma delas se desenrolava havia quase 10 anos.
Resumidamente, a obtenção das pensões tinha por base documentação pessoal e atestados médicos ideologicamente falsificados. Com isso, criavam-se supostos dependentes de servidores públicos federais falecidos, seja na condição de “menor” ou mesmo de “maior inválido”.
Nesse sentido, e por necessidade da instrução criminal, foram expedidos pela 2ª Vara Federal local, e cumpridos nesta data pela Polícia Federal, 15 mandados de busca e apreensão em residências, clínicas, consultórios médicos e repartições públicas (Sede do INSS, na Praça São Salvador e Serviço de Saúde do Trabalhador). O mesmo juízo ainda expediu sete mandados de quebras de sigilo bancários e fiscal.
Demais disso, foram realizadas três prisões na data de ontem, 08, sendo uma preventiva em desfavor de S.F.C., 44 anos, tutor e irmão da pensionista D.F.C., que também foi presa, em flagrante, no momento em que sacava parte de seu benefício num caixa eletrônico na Avenida 28 de Março, no Turf Club. Ainda em situação flagrante, R.L.C., 47 anos, foi detido por crime de ameaça a testemunha.
Os presos foram levados para presídios locais onde permanecerão à disposição da Justiça Federal. Como já informado, todos os acusados responderão, a princípio, pelo crime de estelionato qualificado contra entidade pública, com penas podendo chegar a 6 anos e 8 meses de reclusão, mais multa, além da perda de cargo público, por improbidade administrativa, no caso dos servidores envolvidos, e cassação de registro junto ao Conselho Regional de Medicina, para os médicos acusados.
Delegacia de Polícia Federal em Campos dos Goytacazes (22) 2726-8700
Nenhum comentário:
Postar um comentário