AVISO: VÍDEO COM IMAGENS IMPRESSIONANTES
Médicos estão enfrentando um aumento de deformidades crônicas nas crianças da cidade iraquina de Fallujah, onde munição pesada foi usada em bombardeios, em 2004.
Médicos e pais falam sobre o grande aumento de deformidades nas crianças nascidas na cidade onde ocorreu uma das mais encarniçadas batalhas da guerra do Iraque, onde foi usada a maior quantidade de munição.
A cidade foi palco das duas mais selvagens e prolongadas batalhas do Iraque nos últimos seis anos. Os resíduos potencialmente tóxicosd de munição de precisão que caíram sobre a cidade durante dois meses, em 2004, fazem os médicos questionarem o impacto a longo prazo das munições modernas, embora poucos desejem, até aqui, culpar diretamente a guerra.
A quantidade de malformações que se vê é horrenda e ninguém conseguiu ainda estabelecer a causa," dizem médicos. "Nada em termos científicos pode nos dizer algo, ainda, não veio ninguém ainda examinar o solo, colher amostras, nem fazer meros exames.
O governo iraquiano espera que não seja comprovado o uso por americanos de munição proibida em Fallujah. Se surgir alguma prova científica de que a guerra foi responsável por tantas deformidades, os responsáveis estarão encrencados, dizem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário