Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 7 de julho de 2009

Cartão de crédito sem tarifa

Cartões de crédito, utilizados com prudência, são práticos e úteis.
Mas, deixe-me perguntar a você que lê este post: Você paga tarifa de anuidade por seu cartão?
Se paga, saiba que pode muito bem deixar de fazê-lo, e as opções para isso são várias.
Os bancos são os maiores acionistas, donos, das administradoras de cartões, que são as bandeiras, como Visa, Mastercard, American Express e outras menos famosas.
A cada compra que o portador de cartão, inclusive de débito, faz, as administradoras ganham um porcentual sobre o valor da compra, que varia conforme o porte da loja. Grandes redes pagam menos, talvez 1%, mas lojistas me informaram que chegam a pagar 4% sobre as vendas, além do aluguel daquelas maquininhas por onde são feitas as transações.
Isso quer dizer que é como se as administradoras mantivessem vendedores comissionados ganhando sobre todas as vendas de todas as lojas, hotéis, etc. Por isso, interessa muito aos bancos que haja cada vez mais gente usando cartões. E ainda têm a coragem de cobrar anuidade dos portadores!
Hoje, o Bradesco/Mastercard veio me cobrar anuidade, e eu disse à teleatendente que não queria mais ter o cartão, se tivesse de pagar por ele. Ela, então, me ofereceu um "generoso" desconto de 25% sobre a anuidade, que eu recusei. Mais alguns minutos de espera na linha, e a moça retorna, dizendo, então, que o banco irá me isentar de cobrança da anuidade se eu desistir de cancelá-lo. Ok, nesses termos, negócio fechado.
Mas há outras opções na praça, e nem é preciso ser cliente de banco para ter um cartão. Ao menos duas instituições dão isenção de anuidade: American Express e Santander.
O American Express, que andava meio caído, está sendo operado pelo Bradesco e Banco do Brasil, o que garante a sua aceitação cada vez maior no Brasil. Pelo Bradesco, o American Express dá isenção de anuidade, desde que o cliente faça ao menos uma compra de R$ 30 ou mais a cada três meses.
O Santander Free isenta de cobrança os clientes que fizerem, no mínimo, uma compra por mês, de qualquer valor, pode ser R$1 ou menos. Mas é importante saber que o Santander tem uma armadilha: se o cliente atrasar o pagamento da fatura, nem que seja por um só dia, pagará multa, taxa de mora e juros, o que dá um porcentual absurdo.
Tenha o seu cartão de crédito, até mais de um, porque é sempre bom ter alternativa quando o "sistema cai". Mas não atrase o pagamento, nem parcele o saldo. Pagamento em prestações, só se for oferecido pela loja, sem juros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário