OPERAÇÃO VIRTUA PHARMA REPRIME COMÉRCIO DE MEDICAMENTOS NA INTERNET
É enorme o risco de se comprar remédios pela internet, mesmo os não controlados. Há muito produto falso, desviado ou roubado, e no caso dos roubados, raramente são mantidos armazenados a temperatura adequada, o que lhes pode prejudicar a eficácia.
A Polícia Federal em ação conjunta com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA desencadeia nesta terça-feira, 9, a Operação Virtua Pharma para coibir o comércio ilegal de medicamentos pela Internet.
A operação conta com 144 policiais cumprindo 36 Mandados de Busca e Apreensão nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal.
Remédios para emagrecer, de disfunção erétil e abortivos eram comercializados livremente através de páginas de relacionamento social, sites próprios e fóruns de discussão, muitos falsos e com grande potencial lesivo a saúde pública. Os mandados expedidos pela Justiça Federal estão sendo cumpridos em estabelecimentos comerciais e residências.
BALANÇO DA OPERAÇÃO "VIRTUA PHARMA"
Até o momento foram presas em flagrante 11 pessoas durante o cumprimento dos mandados de busca da Operação Virtua Pharma. As prisões aconteceram no Paraná (4), Santa Catarina (2), São Paulo (2), Distrito Federal (1), Ceará (1) e Rio Grande do Sul (1). Nas buscas os policiais apreenderam 507 caixas de medicamentos abortivos, 128 caixas de anabolizantes, 450 caixas de medicamentos para disfunção erétil e 2.439 caixas de outros medicamentos. Durante seis meses de investigação, os agentes da PF monitoraram 40 sites que seriam usados para a comercialização dos medicamentos. Em 36 deles a prática criminosa acabou confirmada. Ceará: A Polícia Federal no Ceará finalizou os trabalhos relativos à Operação "Virtua Pharma", cumprindo um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal na residência de um suspeito, situada no bairro Alagadiço, em Fortaleza. O homem foi preso em flagrante pela posse de vários medicamentos de venda proibida, tais como frascos dos medicamentos VIT ADE; BOLDENONA; TESTOGAR, bem como caixas de STANOZOLAND; LIPOSTABIL; METHANDROSTENOLONE e BRONTEL. Também foram arrecadadas diversas seringas usadas e outras ainda lacradas. São Paulo: Ribeirão Preto Um dos alvos da operação estava localizado em Ribeirão Preto, onde, em um imóvel residencial, foram encontrados diversos produtos em depósito para comercialização via internet – entre eles anabolizantes e medicamentos de origem estrangeira, de uso humano e veterinário. Cinco policiais federais e seis agentes da ANVISA, GRUPO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (estadual), VISA (Ribeirão Preto) e Conselho Regional de Farmácia participaram da busca em Ribeirão Preto.Um homem foi preso e responderá por crime contra a Saúde Pública.Após a lavratura do auto de prisão em flagrante o preso será encaminhado ao CDP de Ribeirão Preto, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Bahia: A Policia Federal cumpriu 4 mandados de busca e apreensão, sendo dois no município de Elísio Medrado e dois em Salvador.Os mandados expedidos pela Justiça Federal estão sendo cumpridos em estabelecimentos comerciais e residências.
Os responsáveis poderão responder pelos crimes de contrabando (artigo 334 do Código Penal) e crime contra a Saúde Pública (artigo 273 do Código Penal) cuja pena máxima é de 15 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário