Pesquisar conteúdo deste blog

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Operação F40

OPERAÇÃO F-40 COMBATE O TRÁFICO DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS
Belo Horizonte/MG - A Polícia Federal em Minas Gerais deflagrou, hoje, 4/5, a Operação denominada F-40 que visa o combate a uma quadrilha especializada em tráfico local, interestadual e internacional de drogas, mediante a comercialização ilícita de medicamentos emagrecedores contendo substâncias psicotrópicas anorexígenas e de uso controlado.
O nome da operação, F-40, faz alusão ao principal composto existente nos medicamentos emagrecedores, a substância psicotrópica anorexígena conhecida por FEMPROPOREX, normalmente utilizado em sua concentração mais comum, ou seja, 40 miligramas. Tal substância é utilizada como inibidor do apetite e é capaz de causar dependência física ou psicológica, estando descrita na lista B2 da Portaria nº 344/98 da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Na operação policial, estão sendo cumpridos 25 mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça Federal de Ipatinga/MG, um dos mandados foi expedido em razão de um cidadão brasileiro residente em Portugal, e 33 mandados de busca e apreensão, sendo 15 em Ipatinga, nove em Cel. Fabriciano, quatro em Belo Horizonte, um em Itanhomi, dois em São Paulo/SP, e um em Colorado do Oeste/RO.
As investigações foram iniciadas em agosto de 2008, identificando o núcleo da organização criminosa, principalmente, nas cidades de Ipatinga/MG e Coronel Fabriciano/MG, na região do Vale do Aço mineiro.
Durante as investigações foram apreendidas diversas correspondências enviadas pelos Correios ao exterior, principalmente para os Estados Unidos e Portugal, contendo os medicamentos emagrecedores. Além das apreensões, também foi realizada uma prisão em flagrante delito, de um brasileiro residente em Portugal, quando embarcava no Aeroporto Internacional Tancredo Neves com destino àquele país transportando em suas bagagens a quantidade de aproximadamente 3.000 comprimidos, contendo as substâncias emagrecedoras manipuladas de forma proibida.
A Polícia Federal, em conjunto com o DEA (Droug Enforcement Administration), departamento antidrogas dos Estados Unidos, apreendeu diversos medicamentos e fecharam uma farmácia que funcionava de maneira clandestina na residência de uma cidadã brasileira residente naquele país.
Os integrantes da quadrilha irão responder pelo crime de trafico de drogas, tipificado no art. 33 da lei nº 11.343/2006, com pena de reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário