Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Poesia, metáfora, idiotice ou apologia do crime?

SÃO OS GOVERNOS DE SÃO PAULO E DE SANTA CATARINA TRABALHANDO POR VOCÊ
O Governo de São Paulo, comandado por José Serra, cujo secretário da Educação é o deputado Paulo Renato de Souza, distribuiu um livro de "poemas" com mensagens impróprias a alunos do Ensino Fundamental (aliás, a obra não serve para ninguém que deseje aprender algo que preste); é o terceiro título a ser recolhido este ano.
Um livro destinado a adolescentes foi distribuído a crianças de 9 anos pelo programa 'Ler e Escrever', do governo do Estado de São Paulo. A Secretaria de Educação do Governo do Estado determinou o recolhimento de todos os exemplares, que tinham chegado às escolas da rede pública há 15 dias.
A "obra", que havia sido escolhida como material de apoio para alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental, tem dois poemas considerados inadequados à série, ambos escritos pelo poeta mato-grossense Joca Reiners Terron. O problema está na ironia, que crianças desta idade escolar ainda não conseguem decifrar.
" Seja um pouco efeminado. Isso sempre funciona com estilistas, diz a poesia "
Na poesia 'Manual de auto-ajuda para supervilões', há uma frase que diz 'Nunca ame ninguém. Estupre'.
No mesmo "poema", os alunos ainda encontraram frases como 'Tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto' e 'Seja um pouco efeminado. Isso sempre funciona com estilistas'.
A outra "poesia", 'Perdido nas cidades', tem um trecho que fala de um esquimó; 'Meu amigo esquimó nunca me deixa só. E, quando estou prestes a congelar, ele mija em cima de mim'.
Esse é o terceiro caso de problemas com o material escolar registrado nas escolas estaduais de São Paulo neste ano. Em março, alunos da 6ª série do ensino fundamental receberam livros de Geografia com informação errada , em que o Paraguai aparecia duas vezes no mapa e o Equador nem sequer era ilustrado.
Na semana passada, a Secretaria Estadual da Educação mandou recolher mais de mil exemplares de um livro também distribuído pelo programa 'Ler e Escrever' para alunos de nove anos.
A obra "Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol" é uma coletânea de histórias em quadrinhos de vários autores sobre futebol . Mas as histórias são recheadas de palavrões, piadas de duplo sentido, referências a agressões físicas e verbais e palavrões, além de imagens de mulheres seminuas.
Em uma semana foram detectados dois problemas graves. Da primeira vez, um livro com tiras e charges de conteúdo adulto, discriminatório, cheio de rótulos preconceituosos e linguagem ambígua, além de inadequada.
Agora esse livro de "poesia", com um conjunto de preconceitos embutidos num só poema, além de incitação à violência - diz a professora Ângela Soligo, coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O secretário da Educação Paulo Renato Souza, ex-ministro da Educação, em entrevista à rádio CBN, reconheceu o erro com os dois livros distribuídos pelo 'Ler e Escrever', programa que deveria servir como um reforço de leitura.
Esses dois livros são impróprios. No caso desse último (Poesia do Dia), trata-se de uma poesia irônica, que o aluno de 9 anos jamais vai entender. No caso do primeiro livro (Dez na Área), o material não chegou a ser distribuído pelos alunos e foi recolhido logo após constatado o erro.
Esse outro livro estava nas escolas há mais ou menos 15 dias - disse Paulo Renato na entrevista.
Ainda de acordo com o secretário, foi instaurada uma sindicância para apurar as responsabilidades na escolha das obras.
Atualmente, não há no governo do Estado uma comissão de docentes especialistas na seleção. O secretário disse que os dois livros já foram retirados da lista de 818 obras do programa 'Ler e Escrever'.
No caso deste último livro, trata-se, isso sim, de apologia ao crime, quando o autor fala em tomar drogas ou estuprar. Como é que alguém pode selecionar uma porcaria dessas para distribuir a alunos da escola pública, seja que série forem? Alô, Ministério Público, que tal uma apuração?
E tem mais: as crianças chegaram a ler as "obras"? Isso não ficou claro nas reportagens. Se leram, é caso de polícia e ação de danos morais.
Enquanto isso, em Santa Catarina...
Santa Catarina recolhe livro com conteúdo erótico de escritor premiado
PABLO SOLANODA AGÊNCIA FOLHA
A Secretaria da Educação de Santa Catarina decidiu recolher os exemplares de um livro do premiado escritor Cristóvão Tezza que possui um trecho considerado erótico. "Aventuras Provisórias", publicado pela primeira vez em 1989, foi distribuído para uso em salas do ensino médio da rede estadual.
De acordo com nota oficial da pasta, o recolhimento foi determinado após dois professores lerem o livro antes da utilização em sala e comunicarem aos superiores. Foram recolhidos nas escolas 130 mil exemplares da obra.
O livro já conquistou o Prêmio Petrobras de Literatura (2º lugar na categoria novela). Em 2008, Tezza ganhou com outro livro ("O Filho Eterno") os prêmios Jabuti de melhor romance, Bravo! de melhor obra e Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa.
Um trecho da obra recolhida diz: "A tua grande fraqueza -me disse Mara na cama, a primeira vez, quando eu broxei vergonhosamente mesmo depois de baixar a calcinha dela com os dentes e chupá-la como um pêssego maduro, na boca um gostinho de sal molhado- é que teu orgulho te castra".
De acordo com a secretaria, o livro também possui palavras e expressões como "porra", "me fodendo a troco de bosta" e "caralho".
Catarinense radicado em Curitiba, Tezza diz que o livro não foi escrito para servir como material didático. Para o escritor, textos literários devem ser usados em sala de aula "sem perder de vista a dimensão literária da obra".
"Ele [o estudante] já viu na internet coisas mais cabeludas", disse, sobre o conteúdo.Em SP, dois livros enviados a crianças foram retirados pelo governo estadual do programa de melhoria da alfabetização. Um tinha palavrões e expressões de conotação sexual, e o outro, poesias com frases como "nunca ame ninguém. Estupre".
Aqui, o autor do livro não tem culpa, mas o Estado, sim.

Um comentário:

  1. Luiz: Tudo bem?
    Dá pra ver como essa turma do Governo está dando cabeçadas?
    Errar é humano. Eu erro, todo mundo erra, mas tem certas coisas que podem deixar marcas na formação de uma criança, que não poderão ser consertadas. Aí, quem responde por essa falha?
    Na minha opinião de professor de Escola Pública do Estado de São Paulo, e tendo uma filhinha que estuda na 3ª série do Ensino Fundamental de uma Escola Pública deste Estado, só posso chegar à conclusão de que essa turma da Secretaria Estadual da Educação é mesmo muito incompetente. Estão errando uma atrás da outra. E só agora o Secretário Paulo Renato percebeu... Ele deve estar mais preocupado com o jogo político que envolve a candidatura de José Serra para presidente. Mas é bom que essas coisas apareçam agora, porque daí dá pra se ter uma ideia da porcaria de Governo que esse pessoal levaria para o Planalto, se porventura ganharem em 2010.
    Abraços

    ResponderExcluir