Fernando Henrique é contra e José Serra, quando toca no assunto, diz que não se pode deixar de governar para fazer campanha.
Assim, praticamente deixam falando sozinho o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), que resolveu fazer uma caravana pelo País em busca de votos para uma eventual prévia do PSDB para definir que irá disputar a nomeação para a vaga de concorrente de Dilma Roussef e outros que virão.
Mesmo quem não acha Aécio o candidato ideal, ou melhor, o mais viável, há de convir que o governador mineiro tem o direito de desafiar a decisão pura e simples da caciquia em favor de José Serra.
Se as pessoas reclamam da política de cartas marcadas, das candidaturas decididas na intimidade de quatros paredes, é preciso deixar de lado o bairrismo e apoiar - o que não significa votar nele – a iniciativa de Aécio.
Aliás, se os tucanos criticam a campanha informal antecipada de Dilma Roussef, por imposição do presidente Lula, que literal e imperialmente a elegeu à revelia do “resto” do Partido dos Trabalhadores, deveriam pautar a diferença a começar da realização de prévias. Do contrário, a candidatura de José Serra será a mesma farinha do saco de onde saiu a de Dilma.
José Serra mostra-se pouco confiável quando foge ao debate da questão, algo que costuma fazer quando não deseja se expor. Foi assim na ocasião recente em que abandonou uma entrevista quando surgiram perguntas incômodas a respeito de corrupção na Polícia Civil de São Paulo. Simplesmente levantou-se e saiu sem dizer mais nada, como um menino emburrado.
É de se perguntar que receio pode ter um candidato, que lidera as pesquisas sobre a preferência do eleitorado nas eleições de 2010, em relação a uma disputa com um colega de partido.
Todo mundo aqui no Brasil achou muito bonito o espetáculo democrático das prévias realizadas nos Estados Unidos no ano passado para a escolha dos candidatos à sucessão presidencial. Fosse a política nos Estados Unidos regida pelos costumes brasileiros, Barack Obama não teria sido candidato.
As prévias de Aécio estão a uma distância amazônica daquilo que se viu nos Estados Unidos, mas é preciso começar um dia, envolver as pessoas; dar um resquício que seja de transparência ao processo de escolha de candidatos.
Seria de fato muito interessante a população poder assistir a debates televisivos entre postulantes à indicação do partido. Aí, sim, os que pretendem votar no partido poderão dizer quem, na visão deles, é o mais bem preparado para ir à luta contra a candidata presidencial, apoiada, desde já pela máquina do governo federal.
Nesse sentido, para além de preferências e do bairrismo, é que se deve apoiar a “rebelião” de Aécio Neves.
Luiz Leitão
luizmleitao@gmail.com
Astronomia, astrofísica, astrogeologia, astrobiologia, astrogeografia. O macro Universo em geral, deixando de lado os assuntos mundanos. Um olhar para o sublime Universo que existe além da Terra e transcende nossas brevíssimas vidas. Astronomy astrophysics, astrogeology, astrobiology, astrogeography. The macro Universe in general, putting aside mundane subjects. A look at the sublime Universe that exists beyond Earth and transcends our rather brief life spans.
Pesquisar conteúdo deste blog
quinta-feira, 12 de março de 2009
A rebelião de Aécio Neves
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cara. Já deu pra perceber que tu tens bico de tucano, mesmo. Qual é o seu problema afinal? Tá bravo com os índices de melhoria na distribuição de renda no país? O que é que te aborrece tanto, para ter deixado a balança pender tanto? É uma pena que seu belo blog seja tão estragado por seus comentários sobre política, por sinal nem um pouco equilibrados. Vai ser garoto propaganda do Serra ou do Aécio?
ResponderExcluirAnônimo,
ResponderExcluirEu não defendi Aécio, mas a sua iniciativa de exigir a realização de prévias. Acha correto Lula impor ao PT a sua candidata? Não é assim que se faz democracia, nem no PT, nem no PSDB, nem em partido algum. Se critico Serra, você me chama de tucano, se defendo uma escolha de candidatos que não seja ordenada pelos caciques dos partidos, também não serve...
Tem críticas aos tucanos no blogue, é só ver.
As críticas são justamente contra o PSDB nesse artigo que você contesta.
Abraço, obrigado pelo comentário.
Talvez esse seja o mal dos Brasileiros... Acreditar em um partido e não no candidato...
ResponderExcluirÉ fácil acreditar que um governante, como Lula, foi o responsável sozinho por Tal distribuição... Temos que ser mais sensatos e enteder realmente economia...
Falo isso, não só porque trabalho com bolsa de valores, afinal a política econômica de Lula realmete é boa... Mas, como inteligente que somos, sabemos que é uma contínua da de FHC.
Enfim, quero chegar no ponto de que não é pq FHC e LULA não são do mesmo partido, significa que sua política econômica seja da mesma linha...
E defendendo os Posts do Sr. Luiz Leitão, coloco neste espaço que o pórprio tucano Aécio, que exige prévias no PSDB, pode trasnferir de partido para o PMDB (grandes probabilidades como ele mesmo disse)... e assim ser apoiado pelo Seu LULA (o que também já foi sinalizado pelo mesmo)...
Entenda que o problema não é o partido, mas é quem está no comando!!!
Luiz Leitão: Continue assim com seus posts, realmente vejo sua neutralidade no Blog... E afinal, vivemos em uma democracia onde o Senhor pode defender o seu ponto de vista, se caso quiser!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPeço um favor, que espalhe este blog para quantas pessoas conseguir... Pessoas formadoras de opiniões, como você, Luiz!
ResponderExcluirÉ um blog que nos reflete otimismo... afinal, Kanitz possui toda essa credibilidade... E nesse período de crise, precisamos mais de notícias boas do que ruins... pois a mídia já difunde tudo de ruim ao quadrado...
http://brasil.melhores.com.br/
Obrigado!!