Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 25 de março de 2009

Operação Castelo de Areia

OPERAÇÃO CASTELO DE AREIA COMBATE CRIMES FINANCEIROS
São Paulo/SP – A Polícia Federal realiza hoje, 25, em São Paulo e Rio de Janeiro, uma operação contra crimes financeiros e lavagem de dinheiro, denominada Castelo de Areia, a operação visa desarticular quadrilha inserida em uma grande construtora nacional, razão do nome escolhido. Quatro diretores e duas secretárias da Construtora Camargo Corrêa são procurados, com mandados de prisão expedidos contra eles.
Segundo fontes policiais, haveria a prática de contribuições a partidos políticos, tanto oficiais quando por caixa dois. Há gente muito influente envolvida, especialmente de São Paulo.
Foram expedidos 10 Mandados de Prisão e 16 Mandados de Busca e Apreensão.
Eis os nomes dos presos: Fernando Dias Gomes, Darcio Brunato, Pietro Francisco Bianchi e Raggi Quadra Neto. E as secretárias Marisa Berti e Dora Flores Alvarenga. Também foram presos quatro doleiros. Três do Rio de Janeiro: Jose Dinei Mattos, Jadail Fernandes de Almeida e Maristela Brunet. E um de São Paulo: Kurt Paul Pickel. Segundo a PF do Rio, foi encontrado R$ 1 milhão de reais com um dos doleiros.
A quadrilha movimentava dinheiro sem origem lícita aparente através de empresas de fachada e operações conhecidas como dólar-cabo.
Os principais crimes investigados são evasão de divisas, operação de instituição financeira sem a competente autorização, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e fraude a licitações, os quais somados podem chegar a 27 anos de prisão.
Diversos clientes dos doleiros investigados foram também identificados e podem responder por crime de evasão que chega a 6 anos de prisão. Serão instaurados inquéritos policiais para apurar suas condutas.
Será concedida coletiva de imprensa na Superintendência da PF em São Paulo, às 15:30h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário