Lula está absolutamente certo quando diz que o protecionismo, que aumenta a cada dia, é prejudicial à economia mundial. De fato, isso trava o fluxo de comércio, complica mais a crise.
Obama fez o "Buy american" (Compre produto americano), e isso é protecionismo.
Mordendo e assoprando, tentou fazer passar no congresso o fim dos subsídios a agricultores que faturam mais de US$ 500 mil anuais. O Congresso brecou porque o lobby dos agricultores é fortíssimo.
Assim fica difícil. O cara tem boa intenção, e o fim parcial dos subsídios ajudaria muito a agricultura, o desenvolvimento e as exportações dos países pobres e dos nem tanto, como o Brasil.
Outra questão é Cuba: Obama fez uma abertura parcial, uma concessão, permitindo que os residentes nos EUA com parentes em Cuba visitem o papis anualmente e gastem um pouco mais por lá. Isso parece política de república de bananas, limitar o gasto dos viajantes ao exterior, coisa que o Brasil fazia na Época dos militares e de Sarney na Presidência da República. Que os residentes e cidadãos americanos possam ir a Cuba quantas vezes quiserem e gastem lá o que bem entenderem. E o fim do embargo, que é de uma burrice fenomenal. Isso só justifica o regime dos irmãos Castro e mantém a penúria do povo. Obama, deve ouvirLula, acabar com embargo e liberar viagens e gastos à vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário