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segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

40 anos do Jumbo / Jumbo turns 40

O Boeing 747 Jumbo da empresa BOAC, que não existe mais, decola do aeroporto inglês de Heathrow, em Londres, em 1971.
A velocidade máxima desse gigante na versão 747-400 é Mach 0,92 (608 mph ou 978 km/h); ele mede 70,6 metros de comprimento por 64,4 de largura, incluídas as asas; e sua altura é 19,4 metros.
O 747 já voa direto de Washington, DC, nos Estados Unidos, a Pequim.
Em janeiro de 2009, um 747-300 fez um voo de testes com uma mistura de 50% biocombustível e 50% querosene, o tradicional jetfuel-A, mas em apenas uma das turbinas.
O 747 foi o avião de carreira mais pesado, até ser suplantado pelo soviético Antonov An-124, em 1982. Com o 747-400ER (Extended range, ou alcance estendido), a Boeing recuperou o recorde, em 2000. A autonomia de um 747-800, ainda a entrar em operação, será 9.200 milhas, uma bela diferença, comparado às 6.100 milhas do primeiro 747.
A BOAC (the company no longer exists) Boeing 747 takes off at Heathrow in 1971. The big plane rolled off in 1968.
The maximum speed of a 747-400 is Mach 0.92 (608mph, 978km/h). A 747-400 is 70.6 metres long, 64.4 metres wide and 19.4 metres highA 747-400 is 70.6 metres long, 64.4 metres wide and 19.4 metres high.
The latest version of the 747 flies non stop Washington-Peking.
In Tokyo, in January 2009, a Boeing 747-300 used a blend of 50% biofuel and 50% traditional Jet-A (kerosene) fuel in a demo flight.
The 747 was the world's heaviest airliner until it was ousted by the Soviet Antonov An-124 in 1982.
With the 747-400ER, Boeing regained the record in 2000. The range of a 747-800, yet to see service, will be 9,200 miles compared with the first 747s' 6,100 miles.

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