Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 26 de outubro de 2008

Não votei

Apesar de achar positiva a vitória de Gilberto Kassab sobre Marta Suplicy, eu não votei hoje, nem o fiz no primeiro turno.
Porque não vi candidato digno de receber meu voto. Marta, por sua arrogância e desprezo pelas pessoas e pelas obras supérfluas que fez na zona da Avenida Faria Lima.
Kassab, em virtude de sua aliança com Orestes Quércia, um político controvertido, para dizer o mínimo. Governou mal o Estado de São Paulo e teria declarado: "Quebrei o Banespa (Banco que pertencia ao Estado), mas elegi meu sucessor (Luiz Antônio Fleury, outro que governou deploravelmente).
Então, quem faz alianças assim não merece meu voto. Se as pessoas fizessem uma greve geral de voto, as coisas mudariam. Eu fiz greve, me abstive mesmo, nem sequer nulo eu votei. Também em protesto contra a obrigatoriedade do voto.
Não é razoável isso de voto útil, eleger o menos ruim. Isso não é democracia.
De modo que resolvi adotar o princípio do voto facultativo para mim. Quando eu achar que um candidato é decente e merece, eu votarei nele. Se não, abstenho-me. Afinal, a multa é irrisória, e só precisarei pagá-la se for imprescindível praticar algum ato civil que me exija estar "em dia" com a Justiça eleitoral.
Podem achar implicância ou leviandade, mas eu me sinto livre ao não ter de me submeter a um processo eletivo viciado, torpe, de cartas marcadas. Mas é perfeitamente possível protestar anulando o voto, também. Aí não dá multa.
Como a minha implicância é especialmente com o voto obrigatório, nem anulá-lo eu quis.
Mas só posso fazer isso duas vezes, porque na terceira eleição consecutiva sem votar, o título é cancelado. O valor da multa, hoje, é R$ 3,50. Título cancelado dá problema até pra declarar imposto de renda.
Então, a melhor forma de protesto ainda é anular o voto. Porque conta como votação, não dá multa nem nada. Basta digitar 000. O governo não põe um tecla "anula" na máquina de votar por malandragem, pois se é uma opção válida, deveria ter tecla específica. Eles têm medo de pôr uma tecla assim...
Aqui tem o link da Justiça Eleitoral, para tirar dúvidas: http://www.tre-sp.jus.br/duvidas/votacao.htm

3 comentários: