Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Operação Cascavel

Fraude na concessão de carteiras de habilitação em São Paulo foi detectada há pouco tempo. Agora é a vez da Paraíba, onde a PF desmontou um esquema de falsificação de documentos de veículos e também de emissão de carteiras de habilitação irregulares.
Como o leitor verá abaixo, comprar um carro usado é operação de risco, é preciso muito cuidado ao verificar a procedência do veículo. Não basta a documentação oficial. Vale a pena investigar mais a fundo, principalmente se a compra for do primeiro proprietário. Aí, vale pedir o manual de revisões e garantia, e a nota-fiscal de compra. Se o vendedor não a tiver, é bom verificar na concessionária se o carro foi mesmo comprado lá. Não dá pra confiar em documentos oficiais.
OPERAÇÃO CASCAVEL INVESTIGA IRREGULARIDADES NO DETRAN DA PARAÍBA
João Pessoa/PB - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 29, a Operação Cascavel, que investiga um grupo envolvido com inclusão de dados falsos nos sistemas do DETRAN da Paraíba. A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Ministério Público Estadual da Paraíba e da Secretaria de Segurança e Defesa Social na Paraíba.
Estão sendo cumpridos 35 mandados de prisão temporária e 60 mandados de busca e apreensão expedidos pela 6º Vara Criminal de João Pessoa.
A representação foi baseada em indícios e provas colhidos durante investigações da Polícia Federal que identificou a existência de uma organização criminosa com atuação em vários estados, com a cooptação de agentes públicos responsáveis pela inserção de dados falsos no sistema RENAVAM, gerenciado pelo DETRAN da Paraíba e as CIRETRANS de Campina Grande (PB) e Catolé do Rocha (PB).
As investigações iniciaram-se em fevereiro de 2008, tendo como objetivo inicial o acompanhamento de um grupo de assaltantes que atuavam nos estados da Paraíba e Pernambuco roubando veículos. Tais veículos após serem furtados tinham seus sinais identificadores modificados, normalmente em várias sucatas localizados na Paraíba, para serem legalizados, através de estelionatários e despachantes que obtinham Certificados de Licenciamento e Registro dos Veículos – CRLV(s) expedidos pelo DETRAN.
A PF constatou a existência de pelo menos dois esquemas criminosos praticados dentro do DETRAN paraibano. O primeiro era voltado para regularização e expedição de Certificados de Registros e Licenciamento de Veículos – CRLV, com conseqüente inserção de dados ideologicamente falsos na base estadual do RENAVAM, contando com o auxílio direto de falsas perícias elaboradas pelo Instituto de Polícia Científica de Campina Grande. Já o segundo estava envolvido com expedição de Carteiras de Habilitação, em total afronta aos princípios regidos pela Legislação vigente (Código de Trânsito e Resoluções do CONATRAN).
No período investigado foi constatada a regularização fraudulenta de mais de 300 veículos, bem como a expedição irregular de inúmeras carteiras de habilitação.
.

Um comentário:

  1. talvéz, tudo isso que esteja aconteçendo hoje seja fruto da falta de fiscalizações intensas. nas, AUTO-ESCOLAS e principalmente no DETRAN e CIRETRAN. poís, estes por sua vez para satisfazerem suas vontades e intereses acabam reprovando os alunos com o intuito para que venham perceber que a única forma que conseguem passar nas provas é, de fato, comprando os certificado e comprando os fiscalizadores dos textes. o problema é que o alunos não estão cobrando como deveria e se entregam na compra e venda, sabendo que são agentes ativos nessa corrupção deixando de lado as aulas fornecidas pelas auto-escolas que é importante para se tornarem um bom condutor. e por consequência disso, as auto escolas são obrigados a se entregarem a esse sistema capitalista vivenciado no brasil hoje pois são ameaçados tanto da parte dos superiores como dos alunos que querem por que querem sua carteira, pois quando não passam nos testes ameaçam de ir na justiça buscar seus direitos pelo simples fato,"de que pagou" que de certa forma sabem que estão agindo contra a lei, e porque não agem em favor da mesma? por que não cobram seus direitos pelas aulas, pelo seu aprefeiçoamento como condutor, adquirindo o que as auto-escolas tem para ensinar.
    acredito, que a boa-fé deva prevaleçe, logo, é necessario que os culpados sejam punidos, mas enquanto aqules que colaborarem com justiça e deem suas explicações em beneficio da mesma, tende ser beneficiados, pois prevaleçe o príncipio da boa-fé.
    para concluir é necessário fiscalizações intensas, em saber que todos estão envolvido em um sistema capitalista que conrronpe todos nos brasileiros. que a justiça prevaleça, e que o principio da boa-fé seja pregado para aqueles que colaborarem com a PRF respeitada em todo o brasil pelas suas operações excelentes.

    ResponderExcluir