Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Operação Voto Livre

OPERAÇÃO COMBATE CRIMES ELEITORAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro/RJ - Policiais federais da Delegacia de Defesa Institucional (DELINST) no Rio de Janeiro deflagraram na madrugada de hoje, 29, uma ação para reprimir crimes eleitorais no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Estão sendo cumpridos 21 mandados de prisão expedidos pela Justiça contra pessoas envolvidas com uma candidata à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Até o final da manhã 11 pessoas foram presas.
A investigação da PF, iniciada há 90 dias, detectou que o grupo coagia moradores do bairro de Campo Grande para que votassem em uma determinada candidata à vereadora. Entre os acusados da coação estão integrantes de uma milícia conhecida como “Liga da Justiça”. Foi apurado que alguns moradores tiveram que deixar suas residências por não aceitarem a pressão dos aliados da candidata. Os policiais também investigam a ocorrência de tentativa de homicídio contra duas pessoas que não cederam espaço em suas casas para instalação de propaganda política da candidata.
Entre os 11 presos até o momento estão a candidata e 6 policiais militares. Todos os detidos serão encaminhados para o Presídio Federal de Catanduvas (PR) por determinação da Justiça. Eles responderão pelo crime de formação de quadrilha, tentativa de homicídio e violação do Código Eleitoral.
A Polícia Federal continua as buscas para prender os demais envolvidos com o grupo. A PF também segue no trabalho para apurar outros crimes praticados durante o processo eleitoral na cidade do Rio de Janeiro.
Esta é a lista dos presos, até o momento:
1. Carmen Glória Guinâncio Guimarães, a Carminha Jerominha - candidata a vereadora pelo PTdoB. Presa sob acusação de se valer da atuação da milícia para favorecer sua candidatura. Denunciada por coação eleitoral e formação de quadrilha.
2. Guilherme de Bem Berndinelli - proprietário da Adegás, distribuidora de botijões de gás. Acusado de coagir vendedores de gás de favelas controlados pela milícia para comprarem apenas na sua empresa, obrigando o pagamento mais caro pelo botijão. Denunciado por formação de quadrilha e extorsão.
3. Fábio Pereira de Oliveira, o Fabinho Gordo - Está preso desde 22 de julho, na mesma operação que levou o deputado Natalino Guimarães à cadeia. Denunciado por formação de quadrilha, tentativa de homicídio e coação eleitoral.
4. Carlos Henrique Garcia Ramos - Denunciado por tentativa de homicídio e coação eleitoral.
5. Toni Ângelo Souza Aguiar - Policial militar. Denunciado por formação de quadrilha, tentativa de homicídio e coação eleitoral.
6. Júlio César Ferraz - Policial militar. Já estava preso. Denunciado por formação de quadrilha, tentativa de homicídio e coação eleitoral.
7. Ricardo Carvalho Santos, o Ricardo Português - Policial militar. Denunciado por formação de quadrilha, tentativa de homicídio e coação eleitoral.
8. Alonso dos Santos - Policial militar. Denunciado por formação de quadrilha, tentativa de homicídio e coação eleitoral.
9. Flávio Mendes Augusto - Policial militar. Denunciado por formação de quadrilha, tentativa de homicídio e coação eleitoral.
10. Moisés Pereira Maia Júnior - Policial militar. Denunciado por formação de quadrilha, tentativa de homicídio e coação eleitoral.
11. Luciano Sabino da Silva - Denunciado por formação de quadrilha e coação eleitoral.

2 comentários:

  1. LL, veja nosso post, que versa à respeito:
    Realismo Fantástico


    A Realidade é mais Fantástica do que a Fantasia (*)

    Meu Pai me ensinou a ler, editor de livros que era (LTB, Páginas Amarelas e Editora Esplanada). Dentre as várias marcas que a leitura me deixou, por sua recomendação, uma das mais importantes foi o livro O Despertar dos Mágicos, onde havia a frase título deste post, ou algo bem parecido. No começo, imputava esta frase ao Brasil, às coisas brasileiras, de um país de contrates como o nosso, numa época em que era alcunhado de BelÍndia, com muito pobres convivendo com muito ricos. E aí já residia a primeira realidade fantástica, por esta convivência ser bem pacífica, o que hoje já não poderíamos afirmar, sem ser leviano. Posteriormente, entendí que o fantástico não tinha, em absoluto, fronteiras e nem era privilégio de um grupo ou civilização. Por onde quer que andemos, desde que com os olhos bem abertos, o realismo fantástico está sempre alí, presente. Parece que está em cada átomo de nosso mundo - e isto não é licença poética, não, e nem é necessário entender um pouquinho de física quântica, para saber do que estou falando - presente em cada particularidade do que nos cerca. Hoje, por exemplo, num sábado 'paulista', de manhã nublada e chuvosa, convidando ao convívio maior com o travesseiro quentinho e, nas mãos, o jornal diário, com as notícias fresquinhas, nos deparamos com a realidade fantástica, só para variar. E isto apenas nas primeiras páginas do 'matutino' carioca O Globo.



    Para 'matar a cobra e mostrar o pau', vamos lá: a Polícia Federal prendeu candidatos às próximas eleições, isolando-os em solitária no Paraná, acusados de cabalarem votos com cabos eleitorais 'milicianos', aqueles cujos os argumentos tem calibre 45 ou acima. Nada mais persuasivo, não? Pois bem, já poderia parar por aquí, mas não: por direito de lei, recentemente ratificados pelas mais altas cortes do Brasil, a propaganda eleitoral destes candidatos ainda poderá ser veiculada nos meios de comunicação e, aparentemente, eles estarão ainda aptos a se elegerem e serem empossados. É daquelas notícias que fazem lembrar o Raul Seixas, quando vociferava em suas canções: - Parem o Mundo, que eu quero descer! Mais adiante, vem a sempre instigante coluna do Moreno, dando conta da 'invasão' dos jardins do Palácio do Planalto, pelo mais novo personagem da República, o 'guaximim devorador'. O'meliante' foi descoberto, no ato de comilança das plantas e flores, pelo próprio Lula, que teria eternizado o flagrante em fotografias. Mas, não para por aí: - a Sindrome de Estocolmo atacou a primeira dama, com a D.Marisa 'enternecida' pelo pequeno glutão. Afinal, o bichano não fez por mal, e agora vai ficar 'trancafiado' no zoológico.

    Não acabou, mas tenho que sair 'voado'. Se puder, concluo o texto mais tarde. Mesmo um sábado chuvoso carrega compromissos consigo. Se não voltar ao assunto, por me parecer suficiente, fico subordinado, como bom blogueiro, ao critério dos comentários que possa suscitar. Ou não? Convido Você, que conseguiu chegar até aquí, para, generosamente, também relatar algum fato que lhe pareça, familiarmente, com o Realismo Fantástico.

    (*)O DESPERTAR DOS MÁGICOS
    de Louis Pauwel e Jacques Bergier : - "Vi as coisas antigas com um olhar novo, e os meus olhos estavam igualmente novos para ver as coisas novas."

    Não é Fantástico? Abs, Edu

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Edu, vc me lembrou desse livro fantástico, um título que ficou famoso!

    Mas é verdade. A turma tá em cana, mas pela lei, referendada pelo STF, ele continuam elegíveis. Não é fantástico? Nem Pauwels & Bergier imaginariam uma coisa dessas. Possivemente nunca pisaram no Brasil.

    Mas eu completaria com aquilo que vc sempre me lembra: a Cidade da Música, de César Maia. Eu li que no MT se construiu um hospital de 70 leitos e 10 de UTI com R$ 10 milhões. Aí, imagine o que se faria na saúde do RJ com as 500 milhas desperdiçadas pelo Maia.

    valeu!

    ResponderExcluir