Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Protoplaneta em Tau

Um planeta embrionário, o mais jovem já visto, deverá crescer como um gigante de gás semalhante a Júpiter.
O protoplaneta foi descoberto por uma equipe britânica com o uso de radiotelescópios na Grã Bretanha e Estados Unidos, e com simulações por computador.
A equipe estudou o disco de gás e partículas de rochas em volta da estrela HL Tau, que se acredita ter apenas 100.000 anos, enquanto nosso Sol tem 4,6 bilhões de anos, e fica na direção da constelação do Touro (daí a denominação Tau), a apenas 520 anos-luz da Terra.
O protoplaneta de HL Tau tem 14 vezes mais massa que Júpiter, e está duas vezes mais longe da estrela HL Tau do que Júpiter do Sol.
O novo objeto, designado HL Tau b, é o mais jovem objeto planetário já visto, e dá uma visão nova e singular sobre como os obejtos se formam, porque as imagens também mostram o disco do qual ele se formou.
XZ Tau, outra jovem estrela na mesma região, pode ter passado por HL Tau há apenas 1600 anos. Embora não seja necassáio para a formação de um planeta, este sobrevôo da estrela XZ pode ter revolvido o disco de poeira, ajudando o nascimento do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário