Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Operação Pasárgada

PF DESMONTA ESQUEMA DE FRAUDE MILIONÁRIO
BELO HORIZONTE/MG – A Polícia Federal deflagrou hoje, 9, a OPERAÇÃO PASÁRGADA, com o objetivo de pôr fim a um esquema de liberação irregular de verbas do Fundo de Participação dos Municípios – FPM com prejuízo para os cofres públicos que pode ultrapassar 200 milhões de reais.
A investigação, iniciada há oito meses, revelou a envolvimento de magistrados, prefeitos, advogados, procuradores municipais, assessores e lobistas. A partir de decisões judiciais negociadas a verba federal era repassada a Municípios em débito com o INSS.
Ficou também evidenciado no curso das investigações que os prefeitos contratavam, sem licitação, um Escritório de Advocacia, supostamente de um lobista, que oferecia indevidas vantagens a juízes e servidores da justiça para obter decisões favoráveis e posteriormente repartia seus honorários com os Prefeitos que o contratava.
Na Operação foram mobilizados 500 Policiais Federais para cumprir 100 Mandados de Busca e Apreensão e outros 50 Mandados de Prisão em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal. Compõem as equipes de policiais 23 analistas de finanças e controle da Controladoria Geral da União.
Os investigados responderão pelos crimes de Formação de Quadrilha, Corrupção Ativa e Passiva, Tráfico de Influência, Advocacia Administrativa, Exploração de Prestígio, Fraude a Licitação, Quebra de Sigilo de Dados e Lavagem de Dinheiro, com penas que, somadas, podem chegar a vinte anos de prisão, além de Sonegação Fiscal a ser apurada pela Receita Federal do Brasil.

Um comentário:

  1. Soltos, todos podem ir parar novamente na cadeia. Escrevi sobre isso:
    http://alex.ferreira.zip.net/arch2008-04-13_2008-04-19.html

    ResponderExcluir