Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 22 de abril de 2008

Olho biônico

Dois pacientes de 50 anos receberam olhos biônicos , que restauraram parcialmente sua visão.
Os primeiros ingleses a receber retinas artificiais, em operções de três horas de duração, no Hospital de Olhos Moorfields, em Londres.
Ambos eram completamente cegos, e agora poderão andar sem ajuda e identificar objetos simples.

Se os testes derem certo, as retinas de US$ 28.000 poderão ser aprovadas para uso geral dentro de três anos.

Os pacientes têm uma doença hereditária, retinite pigmentosa, que progressivamente destrói as células do olho sensíveis à luz. A cirurgia consistiu na implantação de uma placa delgada de metal na retina, na parte posterior de cada olho. Uma pequena câmera de vídeo montada sobre um par de óculos dirige as imagens para os eletrodos que se conectam ao cérebro por meio do nervo óptico. Os pacientes carregam uma pequena unidade na cintura que provê energia para a cãmera e processa as imagens. Embora não reproduza a visão natural, o sistema permite a visão de imagens básicas em um quadro de 10 x 16 cm.

O aparelho foi projetado por uma empresa americana, a Second Sight (Segunda Visão).

Os médicos e pesquisadores estão sendo modestos, porque os relatos dos pacientes são cnota do progresso obtido e da melhora de suas condições de vida e independência:

"Quando me deram os óculos, foi maravilhoso", diz uma paciente de 64 anos. "posso encontrar a porta de casa, e ver meu neto dançando no palco". "Quando fui a Nova York, pude ver Estátua da Liberdade, quão grande é". "Em Paris, do alto da Torre Eiffel, á noite, pude ver as luzes da cidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário