Astronomia, astrofísica, astrogeologia, astrobiologia, astrogeografia. O macro Universo em geral, deixando de lado os assuntos mundanos. Um olhar para o sublime Universo que existe além da Terra e transcende nossas brevíssimas vidas. Astronomy astrophysics, astrogeology, astrobiology, astrogeography. The macro Universe in general, putting aside mundane subjects. A look at the sublime Universe that exists beyond Earth and transcends our rather brief life spans.
Pesquisar conteúdo deste blog
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Beleza matemática
Talvez você já tenha ouvido falar na beleza da matemática, e, como eu, não tenha conseguido enxergar essa beleza dos números.
Mas ela pode ser expressa de maneira visível, através da arte. É o que fazem estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que desenham jóias de bijuteria por meio da matemática.
Jessica Eve Rosenkrantz e Jesse Louis-Rosenberg desenham jóias com uso de um algoritmo denominado "agregação por difusão limitada", que apesar do nome de fórmula científica, se traduz em uma jóia ou bijuteria, e o cliente pode participar de sua elaboração. A coisa toda começou por acaso, quando Jéssica, licenciada em arquitetura e biologia pelo MIT, fazia um trabalho de pós-graduação em Harvard, e percebeu que caira sobre a mesa em que trabalhava uma peça de um modelo, que se dobrou. Daí, nasceu o primeiro bracelete da sua marca Nervous Systems, e ela deu à primeira peça o nome de Radiolaria, uma referência aos radiolarios, protozoários marinhos que fazem um fino traçado de esqueletos minerais, parecidos com os desenhos da coleção. Feitas em acrílico e cortadas a laser, as peças fizeram sucesso.
A segunda coleção foi criada por Jesse, que estuda matemática no MIT, e batizada de Dendrite, em referência aos Dendritos e suas estruturas. parecidas com uma árvore cheia de ramos. A fórmula que está por trás desses desenhos, a agregação por difusão limitada, é um algoritmo que simula o crescimento de corais e dendritos.
A idéia básica é que particulas se movem aleatoriamente em alguns ambientes, como o mar, e de repente, se fixam em um lugar e vão crescendo, e há vários parâmetros para se ajustar o crescimento, como densidade, limites e forças. As peças são inspiradas na Natureza, nas estruturas de células, plantas, corais, bactérias, líquens.
Os preços variam de 30 a 100 dólares.O cliente pode participar do processo criativo, acessando o site: http://n-e-r-v-o-u-s.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário