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quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Motos sem garupa

Um vereador de São Paulo, Jooji Hato (pronuncia-se rato), quer proibir garupas em motocicletas para diminuir os assaltos na capital, que alega serem praticados na maioria (61%) por motociclistas. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, outro voluntarioso e adepto das soluções fáceis, imediatistas, apóia a idéia.
No caso do promotor de São Paulo que foi assaltado e matou o assaltante (que estava desarmado), não havia garupa, o ladrão agia sozinho, e há muitos outros casos de assalto praticado por motoqueiros sozinhos. Basta conversar com os policiais do Rocam - policiamento com motos - para saber disso.
Em vez de fazer o combate ao crime, o vereador paulistano e o governador carioca querem violar o direito de quem compra um veículo com capacidade para duas pessoas, gente que não tem outra condução e a usa para trabalhar, levar alguém da família de carona para o emprego, etc. É ridículo fazer comparações com a Colômbia, país em guerra civil há 43 anos, onde há terrorismo. Lá, é proibido carona, mas aqui não tem nada a ver. É preciso combater o crime, porque soluções fáceis só levam os bandidos para outras modalidades de roubo.

5 comentários:

  1. Isso é verdade! Não basta combater motoqueiros que o crime acaba. É necessário uma trabalho muito maior, evitar garupas é a solução mais simples para casos extremos. O Brasil é capaz de desenvolver soluções mais adequadas para um problema muito maior que garupas de motoqueiros! Esse tipo de solução é um plágio de países em crise ou guerra cívil. Como em Hortolândia interior de São Paulo em que ano passado houve um assalto a principal agência da cidade. O assalto foi feito da seguinte forma: Assaltantes entraram com um carro ( um Vectra da GM) dentro da agência bancária. Sabe qual foi a solução?
    PROIBIR CARROS DE QUATRO PORTAS A TRAFEGAR PELA REGIÃO. Isso é certo? É plausível? Justo? Por ser uma cidade pequena algumas rotas são inevitáveis, como essa, então alguns carros foram transferidos para um estacionamento adiante onde seus donos devem cruzar a cidade de ônibus até chegarem em seus carros que eles PAGARAM pelo mesmo e pagam taxas para rodarem com eles, mas tem esse direito roubado!
    Fazer isso com motoqueiros seria apenas uma simples solução para um problema complexo. Não é assim que as coisas deveriam funcionar mas como sempre: Bem-vindo ao Brasil!

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  2. Essa "solução" de Hortolândia é um abuso, afinal, carros 4 portas são mais comuns que os outros, hoje em dia. Aliás, é algo que pode ser facilmente derrubado na Justiça.

    É a mania brasileira de resolver problemas por decreto.

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  3. MAis do que arbitrária, esta resolução é ridicula e quem acabou de aquirir uma moto justamente com a intenção de andarem em 2 pessoa e vão dividir o valor da moto...a outra pessoa manda a conta pra esse vereador?????

    O indice de assalto é alto não por causa do garupa da moto e sim por falta de policiamento nas ruas e e por falta da segurança PUBLICA que deveria essa sim ser feita uma resolução pelo dehor veredor Hato...

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  4. Alguém sabe se ainda está valendo essa lei ?

    Quero ir pra praia.. e terei que atravessar sp de moto com um garupa

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  5. Vinícius,

    A lei não chegou a ser aprovada; portanto, pode viajar tranqüilo, sem esquecer do capacete com selo do Inmetro e faixas refletivas.

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