Pesquisar conteúdo deste blog

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Artimanhas da indústria farmacêutica

Você ainda acredita na indústria farmacêutica, ou em qualquer outra? Se acredita, leia; se não acredita, leia também:
O New York Times de 14/1/08 publicou uma matéria que desmascara as intenções dos fabricantes de medicamentos.
Um teste clínico do Zetia, uma droga redutora do colesterol, prescrita para um milhão de pessoas por semana, não conseguiu comprovar nenhum benefício médico da droga, revelaram a Merck e a Schering-Plough.
Os resultados aumentam as preocupações acerca do Zetia e do Vytorin (Ezetimibelsinvastatina), uma droga que combina o Zetia com outro redutor de colesterol em uma pílula só. cerca de 70% dos pacientes que tomam Zetia o fazem na forma do Vytorin, combinação do Zetia com o já bem antigo Zocor (sinvastatina).
Embora o Zetia reduza o colesterol entre 15 e 20% na maioria dos pacientes, não há evidências de que possa diminuir os ataques cardíacos e infartos, ou nem mesmo de que reduza o crescimento das placas de gordura nas artérias.
O teste pretendia mostar que o Zetia podia reduzir o crescimento das placas (ateromas). Em vez disso, as placas, na verdade, crescem mais rápido em pacientes tomando Zetia juntamente com o Zocor do que naqueles que tomavam apenas o Zocor.
Pacientes no teste clínico que tomaram a combinação de Zetia com Zocor o faziam na forma do Vytorin.
Dr. Steven Nissen, da Cleveland Clinic, disse que os resultados são "chocantes". Pacientes não devem receber prescrição do Zetia a menos que outras drogas anticolesterol tenham falhado, disse. "Milhões de pacientes podem estar tomando um droga que não lhes traz nenhum benefício, aumentando o risco de ataques cardíacos e expondo-os a efeitos colaterais potenciais.
Os resultados também aumantam a controvérsia sobre a demora em liberar os resultados do teste, conhecido como Enhance. A Merck e a Schering-plough terminaram o teste em abril de 2006, e planejavam divulgá-los só em março de 2007, mas desrespeitaram vários prazos estabelecidos por elas mesmas, dizendo não idéia sobre a data em que seria publicado.
Mês passado, após vários artigos acusarem a demora, elas finalmente decidiram divulgar os resultados "em breve".
As duas companhias dividem o mercado do Zetia e do Vytorin, e os analistas calculam que 70& do lucro da Schering depende destes produtos. E a Merck é a responsável pelo Vioxx, retirado do mercado americano em setembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário