Pesquisar conteúdo deste blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Placar da corrupção

O Brasil é o paraíso da corrupção? Talvez sim, talvez não, pode ser apenas um país onde há muita roubalheira, mas a prática é disseminada mundialmente.
Segundo a Transparência Internacional, uma em cada dez pessoas pagou suborno ano passado. A pesquisa, feita em 60 países mostra que 13% dos entrevistados disseram ter recebido e pago suborno para obter serviços públicos em geral.
Aqui vai um dado importante: o estudo revela que a corrupçaõ cresceu 54% desde a última pesquisa, e que o custo da corrupção supera um trilhão de dólares por ano, dos quais 25 milhões correspondem à África. Houve unanimidade no fato de a polícia ser a instituição mais corrupta, embora os cidadãos acreditem que o título de campeão cabe ao legislativo e aos partidos políticos. Sem dúvida, diríamos nós, brasileiros, mas pode-se dizer que estamos bem na fita, porque um só caso de corrupção no Brasil passa fácil do bilhão de reais, e no caso do Banestado, a coisa chegou a inacreditáveis 33 bilhões de dólares segundo uns, ou quatro vezes isso, de acordo com outros.
Podemos não ser campeões no varejo, mas no atacado somos imbatíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário