Pesquisar conteúdo deste blog

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Saturno em crescente

Para nós, da Terra, o planeta Saturno não tem fase crescente, como a da Lua.Mas do espaço, bem de perto, o planeta gigante mostra uma imagem crescente, na fotografia, em cores naturais, feita pela sonda Cassini, em maio.Esta foto deslumbrante mostra os anéis de Saturno do lado oposto ao Sol, o lado sem iluminação, que não pode ser visto da Terra.
Aqui, vê-se muitas maravilhas deste fotogênico planeta: as sombras dos anéis, as sombras do planeta sobre eles, e as luas Mimas (a 2 horas), Janus ( 4 horas) e Pandora (8 horas). Horas, aqui, significa a posição dos astros em relação a um relógio imaginário, onde Zero hora seria o Norte, ou o topo da foto. Nesta reprodução da foto, é difícil enxergá-las, seria necessário ampliá-la. Mas, se você gostou do assunto e quiser ver as luas, acesse este link, onde poderá ampliar a foto:
http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/image/0710/crescentsaturn_cassini_big.jpg
À medida que Saturno se move para o equinócio em 2009, as sombras dos anéis tornam-se menores e se movem para o equador. Durante o equinócio, os anéis estarão quase invisíveis a partir da Terra, e projetam um sombra mínima, como uma linha, no planeta.

Um comentário:

  1. Ola Luiz Leitão, não estou conseguindo enviar mensagens pelo seu email luizleitao@ebb.com.br. Não estamos recebendo seus artigos atualizados.
    Se possível entre em contato
    Valdemir Camargo
    imprensa@jornaluniao.com.br
    redacao@jornaluniao.com.br

    ResponderExcluir