Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 18 de novembro de 2007

O ciclone em Bangladesh

Bangladesh é extremamente pobre, e seu povo ainda sofre a ação do ciclone Sidr, cujas vítimas já chegam a 3000, estimando-se que possam alcançar a cifra de 15000. Ciclones anteriores mataram 500 mil pessoas, em 1970 e 143 mil em 1991 no mesmo país.
Em alguns distritos, 90 % das casas e 95% do arroz e demais grãos foram varridos pelos fortes ventos de 150 km/h (imagine a força do vento pondo a mão fora da janela de seu carro a apenas 100 km/h), e ondas de 6 metros, que varreram tudo o que havia pela frente.
Tudo dificulta o resgate e a assistência às vítimas, como árvores caídas e estradas arruinadas. Até elefantes estão sendo usados para arrastar os troncos mais pesados, e a situação humanitária em algumas regiões costeiras é avaliada pelas autoridades como a pior em décadas.
Há milhões de pessoas desabrigadas, que tiveram suas casas arrasadas e estão sem alimentos, muitas desidratadas e em estado de choque. Não há sequer como embrulhar os corpos para sepultamento, e a solução é usar folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário