Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Novos planetas

A descoberta de novos planetas está virando rotina. Agora, os astrônomos detectaram o quinto planeta orbitando a 55 Cancri, uma estrela (sol) fora de nosso sistema solar, que tem agora um recorde de planetas extrasolares confirmados orbitando um sistema solar.
A 55 Cancri está a apenas 41 anos-luz da Terra, na constelação de Câncer e tem quase a mesma massa de nosso Sol. Ela é facilmente visível com o emprego de simples binóculos.
Os pesquisadores descobriram o quinto planeta por meio da técnica Doppler, pela qual o empuxo gravitacional de um planeta é detectado pela variação que ele causa na estrela. É maravilhoso ver o aumento da capacidade de detectar novos planetas extrasolares, e estamos descobrindo sistemas solares com uma riqueza e variedade de planetas comparáveis à do nosso sistema solar.
O novo exoplaneta tem cerca de 45 vezes a massa da Terra e pode ser similar a Saturno em composição e aparência. O planeta é o quarto na ordem da %% Cancri e completa uma órbita em 260 dias terrestres. Sua localização o coloca na "zona habitável", uma faixa em torno da estrela onde a temperatura permite que água líquida se acumule sobre superfícies sólidas. A dustância até a estrela é de 166 milhões de quilômetros, um pouco mais próxima do que a Terra do Sol, todavia a estrela que ele orbita é menos brilhante.
Todos os gigantescos planetas gasosos do nosso sistema solar têm grandes luas; se houver um lua orbitando este novo exoplaneta, que é bastante massivo, é possível que ele tenha água líquida empoçada. Este planeta foi descoberto após a cuidadosa obervação de 2000 estrelas próximas com o telescópio Shane, do Observatório Lick, localizado em Monte Hamilton, a leste de San Jose, California, e pelo Observatório W.M.Keck, em Mauna Kea, Havaí.
Foram necessários mais de 320 medições de velocidade para destrinchar os sinais de cada planeta, e este é o primeiro sistema planetário quíntuplo, que tem um planeta gasoso gigante dominante, em uma órbita similar à de nosso Júpiter, e tem, como a maioria dos planetas que orbitam nosso sol, uma órbita quase circular. A descoberta desses cinco planetas levou 18 anos de trabalho contínuo de observação no Observatório Lick, iniciado antes da descoberta de qualquer outro sistema extrasolar. Ainda assim, o obejtivo é encontrar planteas iguais à Terra, pois os da 55 Cancri são um pouco diferentes: O primeiro deles, mais próximo à estrela, tem mais ou menos o tamanho de Netuno, e obrita a estrela em menos de três dias terrestres, a uma distância de 5,6 milhões de quilômetros. O segundo é um pouco menor que Júpiter e completa uma órbita a cada 14,7 dias terrestres, a uma distância da estrela de 18 milhões de quilômetros. O terceiro, com massa similar à de Saturno, completa sua órbita em 44 dias, à distância de 35,9 milhões de quilômetros.
O recém-descoberto é o quarto planeta na ordem, e o quinto e mais distante - até agora conhecido, pois pode haver outros neste sistema - tem quatro vezes a massa de Júpiter e completa sua órbita a cada 14 ANOS, a uma distância de 867,8 milhões de quilômetros da estrela 55 Cancri. É ainda o único planeta gigante gasoso do tipo de Júpiter localizado tão distante de sua estrela quanto o é nosso Júpiter do Sol. Passar da descoberta de planetas em volta de estrelas similares ao Sol para a de um sistema solar completo com um planeta em uma zona habitável em apenas 12 anos é uma agradável vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário