Pesquisar conteúdo deste blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Novidades de Vênus

A sonda Venus Express traz interessantes e variadas novidades sobre o planeta. (eu havia escrito aqui "planeta vermelho", nome que, na verdade é atribuído a Marte. Hoje, o leitor Rubens Parisi me corrigiu. Isso mostra como são importantes os comentários no blog, que, para mim, é um instrumento de diálogo, de mão dupla.)
Na superfície, a escaldante temperatura de 457º C e uma pressão atmosférica 92 vezes a da Terra, onde qualquer pessoa seria vaporizada pelo calor, esmagada pela pressão ou sufocada com a atmosfera de gás carbônico.
Esse que também é considerado o gêmeo infernal da Terra está sendo profundamente investigado pela Explorer, lançada em 2005, que envia uma torrente de dados inéditos. Vênus, com quase o mesmo tamanho da Terra e uma órbita similar, tinha uma atmosfera parecida, mas acabou sofrendo um violento efeito estufa que o deixou com uma atmosfera quase toda de CO2 e quase nenhuma água.
Acreditava-se que a proximidade de Vênus com o Sol causara a transformação, mas novos dados dão uma idéia diferente. O vento solar - um jato de partículas vindas do Sol - retira moléculas de água da atmosfera ao quebrás-la em átomos de Hidrogênio e oxigênio e jogando-os no espaço.
Isso não pode acontecer na Terra porque sua rotação cria um campo magnético que desvia o vento solar. Sem água, o CO2 na atmosfera não podia ser depositado em oceanos como rochas de carbonato, como acontece na Terra. A atmosfera rica em CO2 precipitou o efeito estufa.
A Venus Express também descobriu características intrigantes da atmosfera. Um instrumento de detecção de freqüências eletromagnéticas observou relâmpagos, algo que os cientistas pensavam ser impossível acontecer. Com isso, algumas reações químicas tornam-se possíveis, e na Terra foram imprescindíveis para o surgimento da vida.
Outra característica interessante são os vórtices (redemoinhos) formados pela circulação atmosférica nos pólos, tão grandes quanto a Europa.
A Venus Express irá operar até 2013, quando sua energia acabará.

6 comentários:

  1. Vênus não é o planeta vermelho. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Vênus não é o planeta vermelho. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Rubens, você tem razão, mil perdões pela distração, é marte o planeta vermelho.

    Não me lembro por que cometi esse erro, se foi por distração, já que um texto da Nasa se refere a Vênus como "solid red venus", mas a referência não tem relação com o apelido "Planeta vermelho", que mesmo de marte. Obrigado pela observação, farei a correção, mantendo aqui o seu post de alerta.



    Planet AU Color Sun 0.0 AU Yellow Mercury 0.4 AU Solid Red Venus 0.7 AU Cream Earth
    1.0 AU Clear Blue Mars 1.5 AU Clear Red Asteroid belt 2.8 AU Black Jupiter ...

    ResponderExcluir
  4. é muito legas esse plneta

    ResponderExcluir
  5. Vênus não teve a possiblidade de ter vida? será que ja houve vida la antigamente (quando o planeta ainda era pacifico) ? e será que a sociedade que habitava (se é que existia) era igual a nossa?cheia de puluentes e descuido com o planeta? e se tudo isso tiver algum fundamento agente pode fazer a terra ficar da mesma forma que vênus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Renato,

      Vênus é quente demais para abrigar vida, e Marte é excessivamente frio, com uma atmosfera composta na maior parte por gás carbônico. Entretanto, a Nasa encontrou um oceano subterrâneo gelado na lua Encelado de Saturno, onde pode haver vida microbiana. Mas uma civilização por lá seria inviável devido à baixa temperatura.

      http://detudoblogue.blogspot.com.br/2014/04/oceano-subterraneo-em-encelado_3.html

      Excluir