O Museu Americano de História Natural está fazendo uma exposição chamada H2O = Vida, que mostra e fala dessa substância comum, vital e cada vez mais escassa.
Water: H2O=Life mostra, de maneira inteligente, vários aspectos do problema da água, mostrando logo no início, suas extraordinárias características.
Há vários objetos interessantes, inclusive um meteorito da Austrália, que contém 15% de água; um peixe anfíbio do sudoeste da Ásia, chamado mudskipper (salta lama), que carrega água no corpo quando está na terra; um fragmento de tubulação do México usado para irrigar campos há 1.500 anos; e um display mostrando o impacto ambiental da represa de Três gargantas, na China, a maior estrutura de concreto do mundo.
A mostra observa que a água não é um recurso renovável: a quantidade que hoje existe na Terra é a mesma que sempre houve, e que haverá, e que menos de 1% dela está disponível para uso humano. Em 27 países, especialmente Ásia e África, a água só está disponível para metade da população; enquanto muitos rios estão poluídos, e até o Ganges, o rio sagrado da Índia, está repleto de lixo.
Dificuldades de acesso, impureza e mau uso têm se agravado. Durante os últimos 50 anos, 47.000 grandes represas foram construídas pelo mundo, suprindo 20% da energia elétrica mundial. Mas as represas perturbam a vida selvage, bloqueiam as rotas migratórias e desalojam comunidades, e a usina de Três Gargantas, na China, é o maior e mais eloqüente exemplo disso.
A atividade industrial também causou outros desastres ecológicos .
Os animais aquáticos são 60% de todas as espécies em perigo nos EUA; a sociedade industrializada, especialmente nos EUA, tem a maior parcela de culpa. Quanta água é usada diariamente, por pessoa, em diferentes países? Resposta: 151 galões (1 galão = 3,6 litros), logo, cerca de 550 litros diários por pessoa são usados no EUA para uso doméstico e municipal; 118 galões são gastos na Inglaterra e apenas 10 na Etiópia (África).
As bebidas cuja produção requerem mais água, inclusive no plantio, são café ou suco de laranja? É o inocente cafezinho, do qual uma xícara contém 74 galões de “água virtual”. Um hambúrguer consome 600 galões água.
Mas não se deve contar com a tecnologia para resolver o problema da água, pois a dessalinização, que retira o sal da água do mar, pois gasta muita energia e o processo suga animais marinhos.
Soluções? Os únicos povos que vivem em harmonia aquática são os não-industrializados.
A água é o sangue da Terra. Embora seja bonita a expressão: Terra, planeta água, é preciso lembrar de sua finitude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário