Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Células-tronco a partir de pele

Dois cientistas disseram, hoje, 21/10, que conseguiram converter células humanas da pele no que parece ser células-troco embrionárias, sem ter tido que utilizar ou destruir embriões.
O processo consistiu em adicionar quatro genes às células. Os genes reprogramaram os cromossomos das células epiteliais, conduzindo-as ao estado virgem, em branco, que as células-tronco têm, a capacidade se de diferenciar em qualquer um dos 220 tipos de células do corpo humano, sejam cardíacas, sangüíneas, ósseas, etc.
Até hoje, a única maneira de conseguir essas células humanas universais, genéricas, era através do uso de embriões, que eram destruídos no processo.
O novo método embute o risco de introduzir um gene cancerígeno, mas os pesquisadores estão confiantes em que o processo de aperfeiçoamento da técnica, eliminando esse risco, não demorará.
Isso acaba com debate entre os cientistas e os fundamentalistas religiosos, que vêem vida em um embrião de duas semanas. Vida é claro que há, até num caroço de laranja, mas consciência é outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário