Pesquisar conteúdo deste blog

sábado, 20 de outubro de 2007

A volta de Gorbachov

Mihail Gorbachov (não parece, mas é ele mesmo, na foto), ex-líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, prepara sua volta à arena política da hoje Federação Russa. Gorby, como é apelidado nos EUA, fundou um partido político, que leva o nome de União de Social-Democratas (US).
Numa clara alusão à atual situação da política de seu país, ele declarou que "Nossa missão é lutar contra os que põem em dúvida a necessidade de reformas democráticas". Ele também disse que "não há oposição verdadeira na sociedade russa". Vale acrescentar que o atual presidente Vladimir Putin tem 80% de aprovação. E completou: " pois há repressão policial contra qualquer movimento de protesto". "Nós, social-democratas, vemos como necessária a instauração da democracia em toda a sua plenitude, com partidos políticos independentes, multipartidarismo."
Infelizmente, a US não poderá participar das eleições de 2 de dezembro. No governo de Gorbachov, dois princípios foram introduzidos, e seus nomes ficaram famosos: Perestroika (abertura) e Glasnost (transparência). Gorbachov, que foi o último presidente da União Soviética, e sempre foi defensor do atual presidente Vladimir Putin, criticou os métodos de escolha do novo primeiro-ministro, Victor Zubkov, um quase anônimo burocrata.
Gorby disse que o lugar da Rússia é na Europa, a cuja civilização pertencem. Ele foi ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário