Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 28 de outubro de 2007

Trabalho escravo infantil na Índia

A famosa griffe Gap pode estar patrocinando trabalho escravo infantil na Índia.

Crianças desde os 10 anos foram encontradas trabalhando em fábricas têxteis em condições "análogas" à de escravos, produzindo roupas que parecem ser destinadas à marca Gap Kids. Crianças trabalhando para crianças.

Algumas delas, entrevistadas pelo jornal Observer, relataram que trabalham durante longas horas, sob ameaças e espancamento.

A Gap, é claro, diz que não sabia do fato, mas é de se esperar que mantenha supervisão das empresas contratadas, com inspeções locais., e suspendeu a venda dos produtos sob suspeita enquanto investiga infrações ao código de ética que impôs aos contratados há três anos.
As crianças trabalhando nestas condições foram encontradas em Shahpur Jat, bairro de Nova Délhi, e renova os temores a respeito destas terceirizações de grandes empresas de varejo para firmas na Índia, país reconhecido pela ONU como o principal utilizados de mão-de-obra infantil. Estima-se que mais de 20% da economia indiana depende do trabalho infantil, o que equivale a 55 milhões de jovens abaixo de 14 anos.
O Observer descobriu as crianças em uma imunda loja de agasalhos, trabalhando em blusas etiquetadas com a números de série que a Gap admitiu serem parte de seu estoque. A empresa disse que irá retirar os produtos, dezenas de milhares de blusas, antes que cheguem às lojas. São produtos que seriam vendidos no Natal a US$40,00 em lojas da América do Sul e Europa.
É uma situação desagradável para uma marca apoiada por celebridades como Madonna, Leny Krawitz e Jessica Park, e que apoiou a campanha Product Red de Bono, do U2, pela África.
A Gap já foi criticada por seus grandes contratos nos países em desenvolvimento, e em 2004 adimitiu que já houve trabalhos forçado, sob coerção física, em fábricas que produziam para ela, que foram banidas.
O professor Sheotaj Singh, co-fundador da DSV, Dayanand Shilpa Vidyalaya, um centro de reabilitação de trabalhadores infantis, disse que enquanto houver produtos de baixo preço à venda na America, Europe e outros lugares do Ocidente, haverá problemas com empresas inescrupulosas subcontratadas usando o trabalho infantil. Disse ainda que "é óbvio que aqui as coisas são atraentes para os conglomerados ocidentais; a principal "vantagem" que a Índia tem a oferecer à economia global é uma das mais baratas formas de mão-de-obra, a face mais triste de uma economia com 15.000 fábricas de roupas irregulares só em Delhi.
Pois é, não basta contratar nem estipular regras, é preciso vigiar constantemente, com inspeções locais de surpresa.

20 comentários:

  1. que horror nada! acho muito bem! se forem para a escola não fazem nada!! mais vale a trabalharem do que a não fazerem nada, na minha opinião.

    ass: Inês Pite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce é loca imagina se fosse voce trabalhando lá ia gosta de ficar se sentindo escrava de varias empresas.
      pensa bem nisso antes de falar essas babaquices!!!!

      Excluir
    2. voce é loca imagina se fosse voce trabalhando lá ia gosta de ficar se sentindo escrava de varias empresas.
      pensa bem nisso antes de falar essas babaquices!!!!

      Excluir
  2. óh criatura uma coisa é andar um pacóvio com 16 anos a andar na escola sem fazer nada, outra é andar uma criança com menos de 14 a trabalhar, se pensasse um bocadinho tava masé caladinha e nao dissia besteiras --'

    ResponderExcluir
  3. pois oh Ines, nota-se que trabalhas desde muito cedo. na prostituição!

    ResponderExcluir
  4. O TRABALHO INFANTIL É DESUMANO E AS PESSOAS QUE O APROVEM TAMBÉM O SÃO.
    TODA A CRIANÇA MERECE TER UMA INFÂNCIA BONITA PARA SE LEMBRAREM QUANDO FOREM VELHINHOS, É VERDADE QUE TÊM QUE TRABALHAR,MAS NO MOMENTO CERTO E COM A IDADE CORRECTA E NÃO POR OBRIGAÇAO E MUITO MENOS SEREM RAPTADAS E VENDIDAS POR 50 EUROS PARA TRABALHOS DUROS.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Vânia, uma das mais graves violações aos Direitos Humanos que ocorrem, e também muito aqui no Brasil,as crianças quebradeiras de pedras na Bahia, a prostituição infantil. A graça da infância, o descompromisso, a liberdade, não podem ser-lhes subtraída dessa maneira. A humanidade é muito torpe, e o blogue mostra esse lado, mas também os lado belo.

    Um abraço.

    Luiz

    ResponderExcluir
  6. Inês, se há crianças que não fazem nada quando vão à escola é por receberem desde o nascimento uma educação precária de pais com mentalidade como a sua. O processo de formação de personalidade e cárater é moldado pelos pais e professores na infância do ser humano, portanto, enquanto houverem pessoas como vc influenciando mentes ainda em desenvolvimento, muitos monstros serão criados para corromper a sociedade.
    Vc fez um comentário lastimável e infeliz, desafio vc a criar uma criança assim e depois arcar com as consequências.

    Aos demais, um grande abço e ao autor do blog, um grande parabéns pelo trabalho de conscientização.

    Luciana Rodrigues.

    ResponderExcluir
  7. Inês Pite,

    acho impressionante sua coragem de dizer isso aqui, até porque muitos pensam assim.
    E é por isso que o mundo é essa merda.
    Porque pessoas como você acham "normal" uma criança trabalhar em condições escravas, ao invés de ter na educação a chance de uma vida melhor.

    ps: que se fodam você e sua opinião. É por culpa de pessoas como você que tenho vergonha dessa sociedade.
    E aos outros, é bom ver que ainda há esperança

    Heloisa

    ResponderExcluir
  8. Ines pite,
    vc devia ter vergonha em concordar com essa opiniao...entao a visao de uma criança de dois anos estar a trabalhar dia e noite com uma recompensa de um pao faz vc concordar???Devia ter vergonha nessa cara nojente,é por essas e por outras que este mundo esta no caos que esta!!!!!Pelos menos se fosses á escola podiam brincar aprender e serem felizes...pq n exprimenta levantar pedras dia e noite pra depois receber um paozinho em?exprimente e depois fale comigo sua criatura
    antes de postar pense....se é que tem cerebro...

    ps-vc deve estar a postar essas coisas pra receber essas respostas "tortas" mais uma vez digo que nao tem cerebro...so uma criança mesmo infantil brinca com um tema destes
    vergonha em vc e em todos os que apoiam o TRABALHO INFANTIL

    ResponderExcluir
  9. Ines,com esse seu comentário RIDÍCULO, vc soh deixou mais claro o quanto é IGNORANTE e não sabe analisar essa situação direito. Acho que quem não fazia nada na escola eh vc!!!
    Já que vc não vê problema no trabalho escravo infantil, por que vc não manda seu filho,se eh q vc tem, para trabalhar lá na Índia???!!!

    mari!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho pena dessa tal de Ines... o inferno esta cheio de pessoas como vc... que pensam igualzinho a vc... já pensou vc no inferno Ines... entao se imagine lá... já imaginou... agora imagine como essas crianças estão... por pessoas que pensam como vc ... essas crianças nao precisam morrer pra ir para o inferno... o ser humano já proporcionou o inferno aqui mesmo para elas....
    Lamento que é vc nao vai ler os comentarios feito a sua pessoa nesta pagina...
    Mas deixo gravado aqui minha indignação com seres como vc....
    E a minha dor pelas crianças maltratadas por nós seres humanos...

    ResponderExcluir
  11. INES VOCE NAO E UMA PESSOA, E UM BONECO!!!!! NAO PENSA!!! VA SE COZER!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. aff nem sei de nada do que vcs tao falando man !lala akii

    ResponderExcluir
  13. aff veio eu nem sei do q vcs tao falando man ! mais eu concordo co tudo o que vcs estao falando tah, alowers teen bjs ....asuhsausauusaasuhahusashu

    ResponderExcluir
  14. ines és uma estupida! monte de merda!

    ResponderExcluir