A Internet liberta as pessoas de várias formas de tirania: econômica e da mídia são duas delas. Na econômica, a mais recente alforria é um complemento de outra já existente, a da telefonia de longa distância, que o Skype tornou gratuita. Graças a ele, podemos falar com nossos parentes, amigos ou clientes em qualquer parte do mundo sem gastar um centavo.
Mas ainda permanecemos reféns da ganância das empresas de telefonia celular. E continuaremos assim, em parte, porque são elas que provêem a conexão do telefone móvel com a Internet. Por enquanto. Mas já se pode, graças ao Skype, fazer ligações gratuitas de celular via Internet.
É o que promete o Skype-phone, que permitirá também o uso de instant messengers. O aparelho estará à venda a partir de 2 de novembro, mas não permitirá a ligação para telefones fixos, mesmo pagando, como ocorre atualmente com o Skype tradicional. Por enquanto.
Basta apertar o botão Skype, disse o presidente-executivo da empresa, Michael van Swaaij, para o usuário fazer chamadas gratuitas e usar também os mensageiros instantâneos para qualquer usuário do Skype em todas as partes do mundo.
O novo aparelho, feito pela Qualcomm. estará à venda no Reino Unido, Áustria, Austrália, Dinamarca, Hong Kong, Itália, Irlanda e Suécia. O Skype tem 246 milhões de usuários no mundo. É claro que o Ebay não teria pago 1 bilhão de dólares pela Skype se não fosse tirar muito mais dela, mas o que importa é que o público pode pagar pelo serviço apenas tendo que ver alguns anúncios, ou pagar muito pouco em dinheiro.
Mas nós, brazucas, não devemos ficar tristes, a internet é democrática, e o mercado também. De alguma forma, esse aparelho irá estar à venda aqui no Brasil. Poderá demorar, mas o dia de nossa vingança contra o deplorável atendimento das empresas Claro, Tim, Brasil Telecom, Oi, Telefônica e outras vai chegar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário