A fúria demonstrada pela China com a condecoração do dalai-lama pelo Congresso dos EUA não está na razão direta do valor da comenda recebida, de resto a mais alta concedida a civis. O problema é a visibilidade do ato.
Por conta desta irritação, a polícia e o exército chinês investiu contra monges do Tibete, quando eles comemoravam a distinção dispensada ao dalai-lama. As ações foram contra todos os que fizeram orações especiais e ornamentaram os templos homenagem a Sua Santidade.
O pior é que a China, com isso, se mostra igualzinha à abjeta ditadura deMianmar, que também persegue e maltrata seus monges.
Apesar dos esforços do governo para remover antenas parabílicas, proibir a venda de fogos de artifício e bloquear sites como o You Tube, as notícias dos acontecimentos em Washington correram soltas.
Pequim ou Beijing - haja paciência para esta duplicidade de nomenclaturas - está furiosa com a condecoração, dizendo que isto é uma tentativa separatista, uma ameaça à integridade territorial da China. Mas o dalai-lama diz não buscar independência, e sim autonomia para os tibetanos.
A campanha Tibete Livre diz que foram reportados confrontos na capital Lhasa, e também nas comunidades tibetanas de Qinghai e Gansu. Citando fontes de Dharamsala - local de exílio de tibetanos na Índia - haveria rumores de uma morte não confirmada em Lhasa.
Os confrontos teriam se iniciado em 17 de outubro, após monges comemorando terem pintado as paredes da residência do dalai-lama no Monastério Drepung e feito um encontro especial de orações.
O jornal Ming Pao informou que 3.000 policiais cercaram o monastério e se recusaram a permitir a saída de mil monges.
Detalhes acerca dos confrontos são incertos porque as autoridades chinesas mantêm rédea curta sobre o Tibete. Há poucos dias, foram detectadas dificuldades de acessar o You Tube a partir de Pequim, dando margem a especulações de que teria sido bloqueado para impedir as pessoas de assistir o vídeo do dalai-lama sendo condecorado.
mainland from seeing video of the Dalai Lama receiving the congressional award.
Astronomia, astrofísica, astrogeologia, astrobiologia, astrogeografia. O macro Universo em geral, deixando de lado os assuntos mundanos. Um olhar para o sublime Universo que existe além da Terra e transcende nossas brevíssimas vidas. Astronomy astrophysics, astrogeology, astrobiology, astrogeography. The macro Universe in general, putting aside mundane subjects. A look at the sublime Universe that exists beyond Earth and transcends our rather brief life spans.
Pesquisar conteúdo deste blog
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário