Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Cometa 17P Holmes

É difícil ver um cometa a olho nu, mas eles estão lá no espaço, aos milhares. Geralmente, num céu muito escuro, é possível ver algum, com auxílio de um telescópio automático e um mapa celeste. Mas esta semana, apareceu um novo cometa, visível a olho nu!
Semana passada, o cometa periódico Holmes, um cometa bastante apagado e longe do Sol, teve uma expansão e seu brilho aumentou um milçhão de vezes em apenas algumas horas, e ainda está se expandindo, mudou de cor e extasiou observadores do mundo todo.
A foto astronômica do dia 30/10/07, acima, mostra o cometa e seu tamanho aparente em relação a Júpiter, um planeta que também se pode ver no Oeste, após o pôr-do-sol. para ver o cometa Holmes, basta olhar para Noroeste. Você deverá ver o W da constelação de Cassiopéia, ao seu final. Um dedo e meio além, para a direita está uma estrela brilhante na constelação de Perseu.
Você provavelmente não verá todas as suas estrelas, mas a mais brilhante, Mirfak, deverá estar visível. Ela marca o topo de um triângulo, que tem cerca do tamanho de seu dedão, olhando com o braço esticado. O canto inferior esquerdo do triângulo é o cometa! O Holmes ficará conosco por um tempo, portanto, você deverá poder vê-lo esta semana ou a outra.
*Estas informações se aplicam aos leitores do hemisfério Norte. Não sei se o Google Sky estará atualizado, mas você pode tentar ver o holmes através dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário