Pesquisar conteúdo deste blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Outro chefão da droga preso

Foi preso na Colômbia o chefão do tráfico Diego León Montoya Sánchez (foto), principal traficante do país, por quem os EUA ofereciam US$5 milhões de recompensa. Montoya, vulgo "Don Diego", 49 anos, foi detido no sudoeste da Colômbia, graças ao trabalho de um avião-espia americano, e era o chefe do cartel de Norte del Valle. Junto com ele, foi capturado Wílber Varella, vulgo "Sabão". Os EUA já pediram sua extradição.
É o segundo grande golpe contra o narcotráfico colombiano em pouco tempo; antes, fora preso no Brasil Juan Carlos Ramírez Abadía, vulgo "Chupeta", ou Pirulito, em português.
Se alguém já se impressionou com a desenvoltura de Abadía, Don Diego é muito mais: se envolveu com a droga nos anos 90, "trabalhou" com Abadía, e tem muito mais mortes nas costas do que seu ex-parceiro; introduziu mais de 500 toneladas de cocaína nos EUA , e sua organização controlava nada menos que 70% do tráfico de coca nos EUA e Europa, sendo acusada de ser responsável por 1.500 assassinatos! Tem cerca de 127 propriedades em nome de terceiros, que valem algo como US$200 milhões. Acusado ainda de subornar militares, Montoya será extraditado para os EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário