Nos anos setenta, havia uma série de TV chamada O túnel do tempo, com dois protagonistas que viajavam ao passado e se metiam em confusões. Viajar no tempo, encontrar a fonte da juventude e descobrir o moto-perpétuo são coisas que sempre freqüentaram o imaginário da humanidade, e pode ser que no futuro tudo isso seja possível. Ao menos no que se refere às viagens temporais, existe uma possibilidade teórica defendida pelo professor Amos Ori, do Technion-Israel Institute of Technology, para a construção de uma máquina que leve as pessoas ao passado (curiosamente, ninguém fala em viajar para o futuro). Tudo se baseia na Teoria da Relatividade de Einstein, em que o tempo pode ser curvado pela força gravitacional dos corpos celestes. Diz o professor: encurve o tempo o suficiente e você poderá retornar ao passado. Pode parecer loucura, mas a teroria do professor Ori foi publicada no jornal Physical Review.Segundo ele, o espaço-tempo poderia curvar sobre si mesmo, como loops de montanha-russa, tornando possível voltar ao passado. Com material de densidade grande o suficiente, poder-se-ia encurvar o tempo; aliás, num buraco negro o tempo pára, logo, com mais densidade seria possível essa curvatura em loop. Há, todavia, algumas questões em aberto, como manter a estabilidade do espaço-tempo em situações de viagens temporais. Se e quando a ciência conseguir unir a relatividade com a mecânica quântica, desembocando na teoria da Gravidade Quântica, o caminho para o Túnel do Tempo poderá se abrir. Mas e o clássico paradoxo do neto que viaja no tempo e mata seu avô, não podendo, portanto, vir a nascer e voltar ao passado para acabar com seu ascendente? O gênio da física Stephen hawking vê tudo isso com extremo ceticismo; não acha possível voltar no tempo, diz que não temos evidências de visitantes do futuro por aqui. Seja como for, o professor Ori pode estar certo. Quem viver, verá!
Astronomia, astrofísica, astrogeologia, astrobiologia, astrogeografia. O macro Universo em geral, deixando de lado os assuntos mundanos. Um olhar para o sublime Universo que existe além da Terra e transcende nossas brevíssimas vidas. Astronomy astrophysics, astrogeology, astrobiology, astrogeography. The macro Universe in general, putting aside mundane subjects. A look at the sublime Universe that exists beyond Earth and transcends our rather brief life spans.
Pesquisar conteúdo deste blog
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que bonito... Me gusto tu texto...
ResponderExcluirSaludos desde Buenos Aires...
http://www.alexiev.com.ar
Estimado Alexiev,
ResponderExcluirMe quedé muy feliz com tu opinión acerca de mi texto (de tudo blogue, Viajem no tempo). Estuve em su site, es muy bonito como tambien sus ilustraciones y libros. Tu eres um gran artista! Yo escribo artículos para periódicos brasileños y portugueses, además que mantengo el blog. Muy me gusta la física, ella esta presente em todo. Yo planeo escribir um texto sobre las estrellas, quando estea listo, yo enviaré a usted.
Um abrazo sín fronteras,