Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 14 de agosto de 2007

O perigo chinês (e não só)

A grande fabricante de brinquedos Mattel faz, pela segunda vez, um "recall" de brinquedos com defeitos ou características que põem em risco a saúde e a integridade de crianças do mundo todo. Desta vez, a quantidade é homérica: 20 milhões de unidades. Problemas como a existência de chumbo, um metal pesado altamente tóxico, na composição de tintas e pequenos ímãs que, aspirados ou engolidos, podem causar perfuração intestinal, que é potencialmente letal.
A coisa é tão grave que um fabricante chinês destes produtos se suicidou. mas não é a primeira vez que produtos chineses causam sérios problemas. Há pouco tempo, houve o caso das rações animais contaminadas; relatos de medicamentos falsificados tambèm têm ocorrido, e recentemente, um médico, inadvertidamente, utilizou numa cirurgia abdominal um componente, que ele só depois veio a descobrir, era (muito bem) falsificado.
Tudo isso deixa inseguros os consumidores, que um dia acabarão por rejeitar o made in China liminarmente. Ou seja, a velha lição de que o barato sai caro.
Mas há que fazer aqui uma ressalva: A questão do perigo dos pequenos ímãs não pode ser atribuída aos Chineses, é um evidente e crasso erro de projeto da própria Mattel, Inc. E tem outra coisa: Uma empresa deste porte, que fabrica produtos infantis não faz testes por amostragem, antes de colocar seus produtos no mercado? Todo lote fabricado deve ser testado por amostragem, isso é algo básico, elementar.

Um comentário:

  1. Alem de vagabundos os produtos chineses ameaçam a saude e tiram empregos.A culpa é do brasileiro que compra

    ResponderExcluir