A revista Veja, em sua edição passada, atribuiu a culpa pelo acidente em Congonhas ao comandante do avião. Baseada em "informações a que teve acesso" da caixa-preta, a revista, me parece, julgou apressada e sumariamente o piloto, COMANDANTE KLEYBER LIMA .
"Um erro cometido pelo comandante do Airbus da TAM teria impedido o avião de desacelerar o suficiente ao pousar", sustenta a revista Veja.
Pois um dos integrantes da CPI do Apagão, o deputado Miguel Martino (PHS-MG), integrante da CPI do Apagão Aéreo, que foi controlador de vôo, afirmou nesta quarta-feira, 1º, com base nos dados das caixas-pretas do Airbus da TAM, que o acidente foi causado por uma pane no avião "e não um erro dos pilotos." O deputado argumentou que o comandante pediu "spoiler" (freio) ao co-piloto, e o avião estava sem freio, de acordo com a resposta do co-piloto, "nada, nada".
Pelos diálogos da cabine de comando, parece claro que houve uma pane. Se a revista Veja, por vezes, presta bons serviços, como no caso do senador Renan Calheiros, também costuma pecar pelo açodamento.
a tentativa de botar a culpa nos pilotos faz parte da cultura nacional de tirar o corpo fora. devem pensar que afinal já estão mortos mesmo.
ResponderExcluirO pior é que os parentes dos pilotos alem de sofrerem a perda ainda tem que lidar com essas acusações que não são necessariamente verdadeiras.
ResponderExcluir