Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Cansei

Movimento Cívico pelo Direto dos Brasileiros - Campanha "Cansei".
Os caras-pintadas, estudantes do movimento Diretas Já se acomodaram, mas quem precisa deles? O movimento lançado pela Ordem dos Advogados (OAB) contra a corrupção, os desmandos, a incúria, a impunidade, o abandono do Brasil e de sua população pelo Poder público recém-conquistou a importante adesão da empresa holandesa Philips. Todos cansamos, é preciso aproveitar o embalo para uma mudança ampla, e é bom não se contentar com pouco. A classe política, pressionada, acenará com algumas concessões, mas tentará manter privilégios, procurará garantir a impunidade. Chega de foro privilegiado, de prisão especial, de caixa dois; chega de legislar em causa própria ou para poucos, sob encomenda; chega de nepotismo, o detestável emprego de parentes no serviço público. Mas, dentro destas demandas genéricas, qual é exatamente a ação que se pode empreender para fazer com que mudanças ocorram? Indignados estamos todos, podemos fazer passeatas, mas é preciso dizer o que queremos e como isto pode ser feito, haja vista que os que têm o poder de executar as mudanças não têm lá muito interesse em largar o osso.
RETIFICAÇÃO: RETIFICO, EM PARTE, MINHA OPINIÃO: Fui precipitado, estou achando este movimento meio chocho, cadê os anúncios da campanha na mídia? Acho que o "cansei" cansou, cedo demais.

2 comentários:

  1. Sabe do que os ricos e os pobres deveriam estar cansados? Deveriam estar cansados é de fazer a coisa errada...
    Sempre olhando pra quem dirige, todos têm várias opiniões e policiam cada passo.
    Mas quando é pra não jogar lixo pela janela do carro, ser civilizado no trânsito, pegar uma dúzia de laranjas com DOZE laranjas e não TREZE, quando é pra não furar a fila, quando é pra FAZER A SUA PARTE VOTANDO DIREITO E COBRANDO OS SAFADOS, ah... Isso não...
    Um país se faz com gente que participa, SEMPRE. Não só quando as coisas estão tão óbvias que só morrendo 300 pessoas em dois desastres assim (fora as milhares nas estradas, mas isso não dá ibope), que começo a gritar CANSEI..
    Temos que exercer cidadania todos os dias, assim não cansa...

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcos,

    CONCORDO integralmente com você, e já disse isso em mais de um artigo: as pequenas transgressões, toleradas e feitas por tanta gente, são tão importantes quanto as grandes. Muitos dos que estão aí criticando são cúmplices quando não pedem nota fiscal, furam o sinal vermelho, pegam 13 laranjas em vez de 12, os industriais que reduzem a quantidade das embalagens... Você está absolutamente certo.

    Um abraço,

    Luiz

    ResponderExcluir