Pesquisar conteúdo deste blog

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Me engana que eu gosto

Ando cansado dos abusos das empresas, não só as de serviços, como as telefônicas, mas a indústria e o comércio, que nos fazem de idiotas.
Mudam os palavras, constróem eufemismos como "seminovo" , das concessionárias de automóveis. Ora, ou algo é novo ou é usado, não existe seminovo. Preconceito contra carro de segunda mão?
Os postos de gasolina, com a conivência do governo, inventaram três dígitos na moeda, gasolina a R$ 2,399, com o último número bem pequenininho. Na verdade, usa-se os três dígitos em cotações de metais preciosos, por exemplo, mas não na da gasosa. As lojas fazem o mesmo, com etiquetas sempre mostrando preços terminando em 90 ou 99 centavos. geladeira por apenas 899 reais, ou iogurte a R$1,99. Troco de um centavo ninguém dá.
Mas o pior vem agora: a maquiagem das embalagens! Sou bom observador e sempre confiro o peso líquido nos pacotes, e notei que a batata frita costumava ter 55g, o que já é uma miséria, depois, diminuíram para 50g, em seguida para 40g e, agora, sob o pretexto de apresentar uma embalagem para consumo infantil, a Elma Chips lançou um pacotinho com míseros 30g. Trinta gramas de batata frita, mal dá pra sentir o gosto!
Quando for ao supermercado, compare os potes de requeijão: o padrão era o de 250g, e agora existem o de 220g e o de 200g. Tudo para dificultar a comparação de preços e fazer encolher o poder de compra do Real. Chocolates também encolheram, antes as barras grandes tinham 200g, depois 180, e hoje vêm com 170g. Os preços, contudo, não baixaram proporcionalmente.
É bom também não confundir iogurtes, requijões e leites com "especialidade láctea". um eufemismo para produtos inferiores, basta ver a composição.
É tudo assim, em nome do lucro, diminuem quantidades ou a qualidade dos serviços. Os telefones 0800 também estão sendo restringidos, e nós temos que pagar pelo tempo em que ficamos pendurados na linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário