Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Stars and Gas of the Running Chicken Nebula | Estrelas e gás da Nebulosa do Frango Fugitivo


Para alguns, isso parece um gigantesco frango correndo pelo céu. Para outros, parece uma nebulosa gasosa onde ocorre a formação de estrelas. Catalogada como IC 2944, a Nebulosa do Frango Fugitivo (uns dizem Galinha, mas a tradução de Chicken é Frango) estende-se por cerca de 100 anos-luz, situando-se a cerca de 6.000 anos-luz na direção da constelação do Centauro. 

A imagem, mostrada aqui em cores artificialmente atribuídas, foi registrada recentemente em uma exposição de 11 horas de duração em um fundo de quintal em Melbourne, Austrália. 

Dois aglomerados estelares são visíveis: o Aglomerado da Pérola, à extrema esquerda, e Collinder 249 encrustrado no gás incandescente da nebulosa. Embora difíceis de distinguir aqui, inúmeras nuvens moleculares com formatos distintos podem ser encontradas no interior da nebulosa.

Tradução de Luiz Leitão da Cunha

To some, it looks like a giant chicken running across the sky. To others, it looks like a gaseous nebula where star formation takes place. Cataloged as IC 2944, the Running Chicken Nebula spans about 100 light years and lies about 6,000 light years away toward the constellation of the Centaur (Centaurus). 

Nesta imagem, mostrada em cores cientificamente atribuídas, foi registrada recentemente em uma exposição de 11 horas de duração em um jardim nas proximidades de Melbourne, Austrália. 

Dois aglomerados estelares são visíveis: o Aglomerado da Pérola, à extrema esquerda, e Collinder 249, incrustrado no gás incandescente da nebulosa. Embora difíceis de distinguir aqui, inúmeras nuvens moleculares escuras com formas distintas podem ser encontradas no interior da nebulosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário