Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 13 de abril de 2014

O planeta KOI-314c


Esta concepção artística do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian mostra KOI-314c orbitando sua estrela-mãe
O "gêmeo" gasoso da Terra foi descoberto em outro sistema solar, distante 200 anos-luz.
O planeta, chamado  KOI-314c, tem o mesmo peso da Terra, porém é  60% maior, o que leva a crer que sua atmosfera é espessa e gasosa.
Ele orbita uma tênue estrela anã vermelha a uma distância tal que  a temperatura em sua superfície pode chegar a até 104º C – quente demais para a maioria das formas de vida existentes na Terra.
A densidade de KOI-314C é apenas  30% maior que a da água. Isso indica que o astro está envolto em uma camada de  hidrogênio e hélio com uma espessura de centenas de milhas.
Cientistas acreditam que ele pode ter começado seu desenvolvimento como um mini Netuno antes de seus gases atmosféricos serem dissipados pela  intensa radiação da estrela-mãe.
Embora este  planeta possa ter uma massa semelhante à da Terra, certamente não é igual a ela.
Para verificar o peso de KOI-314c, os cientistas empregaram uma nova técnica, chamada variações de tempo de trânsito — transit timing variations (TTV) —, que só funciona quando há mais de um planeta orbitando uma estrela.
Os dois planetas se atraem mutuamente, alterando ligeiramente o tempo que levam para cruzar, ou "transitar" o disco (face) da estrela. Através da análise da forma como as oscilações planetárias afetam a luz vinda da estrela, é possível calcular suas massas.
O planeta companheiro de KOI-314c tem tamanho semelhante ao dele, mas pesa quatro vezes mais do que a Terra.
A nova descoberta foi feita por acaso, quando cientistas examinavam dados do Telescópio Espacial Kepler em busca de indícios da existência de luas, e não de planetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário