Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 13 de abril de 2014

A fronteira do Hubble: Abell 2744

Esta imagem por exposição de longa duração registrada pelo Telescópio Espacial Hubble, mostrando o grande aglomerado galáctico Abell 2744 (em primeiro plano), é a mais profunda já obtida de qualquer aglomerado galáctico. Ela revela algumas das mais tênues e jovens galáxias já detectadas no espaço.
A imensa gravidade de Abell 2744 está sendo usada como uma lente para encurvar o espaço, ampliando o brilho e as imagens das mais distantes  galáxias de fundo. As galáxias mais distantes aparecem como eram há mais de 12 bilhões de anos, pouco depois do big bang.
A imagem do Hubble revela que quase 3.000 dessas galáxias de fundo se intercalavam com imagens de  centenas de galáxias de fundo no aglomerado. Suas imagens não só pareciam mais brilhantes, como também  borradas,  esticadas e duplicadas ao longo do campo de visão. 

Por conta do fenômeno de lente gravitacional, as galáxias de fundo são ampliadas, parecendo de 10 a 20 vezes maiores do que normalmente são. Além disso, os mais tênues desses objetos altamente ampliados têm brilho entre 10 e 20 vezes mais fraco do que qualquer galáxia anteriormente observada. Sem o o aumento proporcionado pelo efeito de lente gravitacional, as várias galáxias de fundo seriam invisíveis.
A foto do Hubble será combinada com outras imagens do telescópio Spitzer e do Observatório Chandra de Raios X para permitir uma nova visão da origem e evolução das galáxias e dos buracos negros que há nelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário