Pesquisar conteúdo deste blog

sábado, 23 de novembro de 2013

Erupção vulcânica cria uma nova ilha ao largo da costa do Japão

O vulcão em erupção ao largo da Ilha Nishinoshima, no Arquipélago Ogasawara, no Japão, uma região rica em recursos minerais.
Uma  erupção vulcânica criou uma nova ilha no mar, cerca de 620 milhas ao sul de Tóquio.
A nova ilhota, que tem cerca de 200 metros de diâmetro, surgiu logo ao largo da costa de Nishinoshima,uma pequena e desabitada ilha da cadeia Ogasawara, também chamada Ilhas Bonin.
As cerca de  30 ilhas da cadeia que se estende por 1.000 km ao sul de  Tóquio, ficam na região de atividade sísmica da Placa do Pacífico chamada "Anel de Fogo".
A Guarda Costeira emitiu um aviso na quarta-feira passada sobre a forte fumaça negra resultante da erupção. 
Os últimos registros de erupções vulcânicas na área datam de meados dos anos 1970. Boa parte da atividade vulcãnica ocorre sob o mar, que tem milhares de metros de profundidade no local da Fenda Izu-Ogasawara-Marianas.

Veja Japão - nova ilha vulcânica em um mapa aumentadoO local da nova ilha.
O Arquipélago Japonês tem milhares de ilhas, várias das quais servem de base para reivindicações de aumento de seu território marítimo onde repousam lucrativos recursos minerais e energéticos.
O Japão planeja construir instalações portuárias e transplantar fragmentos de coral de rápido crescimento para Okinotorishima, dois rochedos ainda mais ao sul de  Tóquio, para aumentar suas reivindicações numa disputa territorial com a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário