Pesquisar conteúdo deste blog

sábado, 26 de outubro de 2013

'Micro-ondas Reversas'

O novo sistema pode gelar bebedias, inclusive garrafas de vinho e latas de bebidas gasosas, da temperatura ambiente para quatro graus centígrados em questão de segundos. 


A invenção do forno de micro-ondas revolucionou a cozinha, mas agora, uma espécie de 'micro-ondas reversas' faz o inverso, pode gelar uma bebida em 45 segundos.
Até agora não havia nenhum dispositivo capaz de gelar coisas sem uma longa espera.
Um novo sistema pode gelar bebidas, inclusive garrafas de vinho e latas de bebidas gasosas, da temperatura ambiente para quatro graus centígrados em questão de segundos.
O aparelho pode gelar bebidas em todos os tipos de embalagens, a diferentes temperaturas, sem prejudicar o gás carbônico nelas contido.
A tecnologia, desenvolvida com a ajuda de financiamento de pesquisas da UE, funciona baseada em um vórtex refrigerante que faz girar o líquido.
Utiliza uma sequência rotacional para-inicia para criar o que se chama um vórtex Rankine, que é um vórtex que se extingue em um fluido viscoso.
Isso permite que a bebida se misture sem perder o gás.
A bebida é girada em velocidade ao redor de eixos duplos na água, para manter seu estado original enquanto sua temperatura é rapidamente reduzida.
A V-Tex, que inventou a tecnologia, diz que o processo requer 80 por cento  menos  energia do que muitos refrigeradores comuns.
A tecnologia, claro, nada tem a ver com micro-ondas de verdade. O efeito é que é o inverso, gela rápido, ao invés de esquentar rápido.

Realmente, é uma maravilha poder gelar uma bebida quase instantaneamente, e nesse ponto, a praticidade e rapidez são mesmo comparáveis às do forno de micro-ondas.
Veja o Vídeo em:

Tradução de Luiz Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário