Pesquisar conteúdo deste blog

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Uma espiral na Bomba de Ar

A mais de 110 milhões de anos-luz da Terra, na  constelação de Antlia (A Bomba de Ar) situa-se a galáxia espiral  IC 2560, mostrada aqui em uma imagem doTelescópio Espacial Hubble . A essa distância, ela é uma galáxia espiral relativamente próxima, e faz parte do aglomerado Antlia — um grupo de mais de 200 galáxias mantidas juntas pela gravidade. este aglomerado é incomum; ao contrário da maioria dos aglomerados galácticos, ele parece não conter uma galáxia dominante .
Nesta imagem, é fácil localizar os braços espirais de IC 2560 e sua estrutura barrada.Esta  espiral, que os  astrônomos chamam uma galáxia Seyfert-2, um tipo de galáxia espiral caracterizada por um npucleo extremamente brilhante e fortíssimas linhas de emissão de certos elementos — hydrogênio, hélio, nitrogênio, e oxigênio. Acredita-se que o centro brilhante da galáxia  seja causado pela ejeção de enormes quantidades de gás super quente em uma região ao redor de um buraco negro central.
Há uma história por trás do nome desta estranha constelação — Antlia era originalmente chamada antlia pneumática pelo astrônomo francês Abbé Nicolas Louis de Lacaille, em homenagem à invenção da bomba de ar, no século 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário