Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Porte de arma para cegos


Um condado no belo estado americano de Iowa concedeu licenças a três pessoas cujas deficiências visuais as impedem de obter carteira de motorista.
Numa breve entrevista no começo deste ano, o cantor Stevie Wonder sugeriu uma nova ideia para ilustrar o problema dos leis sobre armas nos EUA. Ele compraria uma arma. "Imagine eu com uma arma," disse o cantor, que se tornou cego pouco após o nascimento. "É simplesmente uma loucura."
Entretanto, nem todos concordam com ele. No fim de semana, o Des Moines Register, um jornal de Iowa, publicou uma abrangente reportagem sobre o fato de o Estado estar concedendo licenças para porte de arma a  pessoas legal ou completamente cegas.

Num condado, autoridades dizem que concederam as licenças a ao menos três pessoas cujas deficiências visuais são de tal ordem que elas não podem legalmente dirigir automóveis. Isso não contraria a Lei de Controle de Armas federal de 1968, ou federal Gun Control Act of 1968, que proíbe viciados em drogas que tenham permanecido presos durante mais de um ano de possuir armas de fogo, mas não os cegos. As leis estaduais nos EUA variam bastante, algumas delas exigindo prova de capacidade visual, mas Iowa não é o único Estado a permitir que cegos portem armas.
Ian Macrae, que é registrado como cego e edita o site britânico Disability Now, diz que esta é a conclusão lógica da Segunda Emenda. "O fato é que as leis americanas dizem que qualquer pessoa tem o direito de portar armas, logo, é o caso, em respeito à igualdade de direitos, de se incluir os cegos."
Mas isso não é perigoso? Potencialmente, diz Macrae, ressaltando que é perigoso para qualquer um portar uma arma. "Eu não diria que é mais perigoso.Diria que teríamos de ser mais responsáveis em relação à forma como lidamos com essas armas, descarregá-las e daí por diante – a pessoa teria de se portar com responsabilidade, em vez ouvir da sociedade: 'Oh, desculpe, gente, isso é muito perigoso, então teremos de deixá-los de fora.'"
No ano passado, um homem cego de New Jersey venceu uma batalha jurídica para poder ter a posse de armas e atirar com elas – sua coleção havia sido apreendida pela  polícia em 2008, após ele ter acidentalmente atirado na própria perna.

E nos estados do Texas e Michigan, pessoas cegas têm permissão para caçar, desde que acompanhados de alguém que enxergue. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário