Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 1 de setembro de 2013

O grande cânion subglacial

Imagem 3-D do cânion subglacial, olhando para noroeste a partir do centro da Groenlândia.


Um cânion oculto tem até 1,6 km de profundidade, 8 km de largura e se estende por 750 km sob a gigantesca placa  de gelo do país.
Acredita-se que ele tenha sido escavado por um rio lento e sinuoso rio, há mais de quatro milhões de anos – numa época em que a região não era coberta de gelo e os humanos mal começavam a evoluir dos primatas.
Pesquisadores da Universidade de Bristol, a Pesquisa Antártica Britânica e a Nasa descobriram o cânion quando utilizavam radar aerotransportado para obter imagens da paisagem sob o gelo.
Eles acreditam que o vale enterrado, que é mais longo do que o Grand Canyon no Arizona, EUA, possa ainda conter água corrente e atue como um importante canal para a água sob o gelo.
Ele percorre um trajeto do centro da Groenlândia até um profundo fiorde na costa norte, e a água ainda  escorre para o Oceano Ártico  por sob os glaciares.
Cientistas disseram que isso provavelmente explica por que eles não encontraram lagos sob a placa de gelo ali, embora eles sejam relativamente comuns na Antártica.
Vista em 3-D do cânion subglacial, olhando para sudeste a partir do norte da Groenlândia.
O cânion foi descoberto depois que cientistas juntaram milhares de  bits de dados de pesquisas de radar aerotransportado.
Pesquisadores sobrevoam a Groenlandia durante as duas últimas décadas, projetando ondas de rádio através do gelo para obter imagens das rochas sob ele.
Nas frequências adequadas, o gelo é transparente para ondas de rádio que são refletidas de volta pelo sólido leito rochoso que há sob ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário