Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Upsalita



Tão seco quanto poeira, a substância upsalita terá vários usos possíveis. Universidade de Uppsala.
Raramente cometer um erro no trabalho resulta em algo positivo. Seja derramando café quente em si mesmo antes de uma reunião ou enviando por engano um email falando mal do seu chefe para ele próprio, essas coisas raramente acabam beml.
A menos que você trabalhe na Universidade de Uppsala, na Suécia,onde o fato de ter deixado um equipamento funcionando acidentalmente durante o fim de semana levou á criação do material mais absorvente de que se tem notícia. Chamado upsalita, devido ao nome da universidade, sua criação é especialmente impressionante por ser anteriormente considerada impossível.
Uma forma de carbonato de magnésio em pó, a estrutura da upsalita é tão porosa e esburacada que tem uma área de superfície de 800  metros quadrados por grama.

A Upsalita é também esburacada com poros de menos de 10 nanômetros. Isso significa que trata-se de um incrível absorvente de água, mesmo em um ambiente de umidade relativamente baixa, que mantém a água firmemente presa.
As aplicações comerciais são inúmeras: equipamentos eletrônicos sensíveis e desenvolvimento de drogas avançadas podem ser prejudicados pelas propriedades físicas e químicas da água, assim como unidades de armazenamento de alimentos em grande escala e vazamentos de substâncias tóxicas. Um material barato e muito absorvente seria ideal para impedir que isso ocorra. A Upsalita parece capaz de fazer tudo isso, e mais.
Da próxima vez que você derramar algo no trabalho, é possível que a substância empregada para limpar a sujeira seja a upsalita – e o erro de outra pessoa poderia consertar o seu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário