Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Juno, a meio caminho de Júpiter

A espaçonave  Juno da NASA está a meio caminho de Júpiter. A nave com detino ao sistema joviano atingiu a marca hoje (12/8/13) às 5h25, horário do Pacífico nos EUA. 

"O hodômetro da Juno ultrapassou a marca das 9,464 unidades astronômicas (UA)," disse o principal investigador da Juno, Scott Bolton,do Instituto de Pesquisas do Sudoeste, em San Antonio, Texas. "A equipe está à espera, preparando-se para o dia em que entraremos em órbita do maior planeta do Sistema Solar." 

Para quem não sabe, uma unidade astronômica (UA) é uma unidade de medida utilizada por engenheiros espaciais e cientistas quando  discutem as enormes distâncias que envolvem a exploração do nosso sistema solar — e além. Uma  UA é baseada na distância entre a Terra e o Sol, e corresponde a  92.955.80,273 milhas (149.597.870,7 quilômetros). As 9,464 unidades astronômicas que Juno já percorreu (ou ainda tem pela frente) são equivalentes a 879.733.760 milhas (ou 1.415.794.248 quilômetros). Juno estava a  34,46 milhões de milhas (55,46 milhões de quilômetros) da Terra quando a marca foi alcançada. A próxima marca da jornada de quase cinco anos até Júpiter irá ocorrer em outubro, quando a espaçonave  passará pela Terra para obter alguma velocidade extra. 

"Em 9 de outubro, Juno irá chegar a 347 milhas da Terra (559 quilômetros)," disse o gerente de projeto da missão, Rick Nybakken do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (Jetlab), em Pasadena, Califórnia. "O sobrevoo da Terra irá dar a Juno um empurrão, aumentando sua velocidade em 16.330 mph (cerca de 7,3 quilômetros por segundo). Daí em diante, a próxima parada será Júpiter." 

Juno chegará a Júpiter em 4 de julho (um feriado, Dia da Independência dos EUA) de 2016, às 19h29 , horário do pacífico nos EUA). (Haja precisão, hein?)

Juno foi lançada em 5 de agosto de 2011. Uma vez em órbita de Júpiter, a espaçonave irá circundar o planeta 33 vezes, de  polo a polo, e utilizar sua coleção de oito instrumentos científicos para sondar o planeta gigante sob sua capa gasosa de nuvens  obscurecente.  A equipe científica da Juno irá adquirir conhecimentos sobre as origens de Júpiter, estrutura, atmosfera e magnetosfera, e procurar um núcleo planetário sólido. 


O nome de Juno vem da mitologia grega e romana. O deus Júpiter desenhou um véu de nuvens em torno de si próprio para esconder seu mau comportamento, e sua mulher, a deusa Juno, podia olhar através das nuvens e revelar a verdadeira natureza de Júpiter. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário