Pesquisar conteúdo deste blog

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Emissões de rádio de fora da Via Láctea


Astrônomos, entre os quais uma equipe do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA em Pasadena, Califórnia,  detectou o primeiro conjunto de episódios de emissões  de rádio conhecidos  originários de galáxias além da Via Láctea. As fontes dos surtos de emissão de luz são desconhecidas, mas eventos cataclísmicos, como a fusão ou explosão de estrelas, são as causas prováveis. 

Um episódio de emissão de rádio é  um rápido surto de luz vindo de um ponto no céu, formado por comprimentos de onda mais longos da faixa de rádio do espectro eletromagnético. Apenas um surto de emissão de rádio foi detectado, há cerca de seis anos, mas os pesquisadores não sabiam ao certo se ele veio do meio de nossa galáxia, ou de além dela. 

As novas emissões detectadas — quatro no total — vêm de uma distância de bilhões de anos-luz, eliminando qualquer dúvida de que o fenômeno seja real. A descoberta, descrita na edição de 4 de julho da revista Science, foi feita por uma equipe internacional que utilizou o Observatório Parkes, na Austrália. 

"Emissões de rádio breves são realmente difíceis de identificar," explica Sarah Burke Spolaor, do JPL. "Nossa equipe teve de vascular dados de 11 meses, cobrindo uma grande região do céu, para encontrá-los." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário